Classificação fiscal de mercadorias

O importador, exportador ou fabricante deve determinar a classificação fiscal da mercadoria e a Linkmex pode auxiliar nesse processo. É extremamente importante realizar a classificação fiscal e descrição do produto com zelo e perfeição, pois é um dos temas que mais gera multas no desembaraço aduaneiro.

A Classificação Fiscal de mercadorias determina as alíquotas do Imposto de Importação (I.I.), do Imposto sobre Produtos Industrializados (I.P.I.); também nos informa se existe tratamentos administrativos para determinado produto.

A Linkmex faz uma analise das classificações e pode gerar sugestões para nossos clientes, mas não realiza classificação fiscal de mercadoria, pois podem haver diversas opiniões sobre o mesmo produto, veja abaixo o que podemos realizar:

  • Revisão das classificações fiscais

Quando fazemos uma revisão da classificação e descrição, identificamos o tipo de produto, composição, utilização e analisamos a descrição do mesmo.

Nós podemos sugerir algumas mudanças, que sempre deve ser revista pelos responsáveis do importador e exportador.

  • Classificação de novos produtos

Quando nosso cliente precisa de uma classificação de um novo produto e não uma sugestão de classificação fiscal, temos uma parceria com uma empresa de engenharia, especializada em classificação de materiais.

  • Consulta Fiscal

É possível fazer uma consulta forma para a RFB, principalmente me produtos que gera muitas dúvidas na classificação, por uso ou por composição. Então, nesses casos é possível fazer a consulta e com o pronunciamento da RFB é definida uma NCM que não pode ser alterada posteriormente.

Para mais informações:

solicite contato
classificação-fiscal