A importância do seguro internacional de carga

Ao importar produtos de qualquer lugar do mundo, é comum a preocupação de que algo possa dar errado durante o transporte, afinal trata-se de um processo de compra bem mais complexo do que o doméstico. O seguro de transporte internacional de carga não é obrigatório na importação, no entanto, sua importância é inestimável se sua empresa quer proteger-se contra riscos e intercorrências que podem ocorrer durante o transporte, trazendo prejuízos.

Mas, por mais incrível que pareça, o seguro internacional de carga ainda não é uma escolha comum entre as empresas importadoras. Muitas delas ainda acreditam que contratar um seguro é uma despesa e não uma proteção da mercadoria, principalmente porque os tributos incidentes são altos, e podem impactar o custo final do produto.

Mas será que deixar de fazê-lo é a melhor escolha?

 

Como funciona o seguro de transporte internacional de carga?

O seguro de transporte internacional de carga é uma forma contratual de proteger sua mercadoria de qualquer eventualidade que possa acontecer. Ele tem a finalidade de cobrir todos os tipos de danos ou avarias à carga, durante o transporte, garantindo que, caso ocorra qualquer problema, o importador seja reembolsado e não tenha nenhum prejuízo.

O seguro é válido durante o período em que a carga está sendo transportada, porém, é possível estendê-lo para períodos em que ela esteja em armazéns.

A contratação do seguro internacional de carga está diretamente ligada ao Incoterm pactuado no momento da compra da mercadoria. Conforme mencionamos, no Brasil, não há a obrigatoriedade da contratação do seguro, exceto para 2 (dois) Incoterms específicos – CIF (exclusivamente no Aquaviário) e CIP (em qualquer modalidade), nas quais a obrigatoriedade da contratação é do vendedor e o exportador deve enviar a mercadoria já segurada. Nas demais situações, a contratação do seguro é facultativa, ou seja, depende exclusivamente da decisão do importador.

Existem três categorias de seguro possíveis, cada uma delas com funções específicas e coberturas que vão da mais simples à mais completa e que devem ser analisadas de acordo com a situação, a operação e a carga em questão. São elas:

  • Ampla A – consiste em uma cobertura destinada a diversos tipos de danos que possam ser provocados por causas externas, sendo até mesmo um aliado em situações de roubo de carga
  • Restrita B – visa garantir proteção em situações de prejuízo parcial e até mesmo em decorrência de perda total da mercadoria por motivos de acidente com o veículo usado para o transporte. Nesse caso, a cobertura de roubo também poderá ser adicionada se houver necessidade
  • Restrita C – permite agregar uma ampla cobertura em situação de perda total da carga diante de um possível acidente com o veículo de transporte. Aqui a cobertura de roubo também pode ser adicionada se houver necessidade

Há ainda diferentes coberturas adicionais que podem ser contratadas para diferentes necessidades relacionadas ao transporte da carga.

 

Qual é o custo de contratar um seguro de transporte internacional de carga?

Além da variação entre seguradoras, muitas outras variáveis entram no cálculo do custo de contratar um seguro internacional de carga. Dentre as variáveis mais importantes, temos:

  • Modalidade do seguro (importação e exportação, responsabilidade civil e nacional, etc)
  • Qual tipo de transporte utilizado
  • Qual o valor total da carga transportada

É importante ressaltar que o custo do seguro internacional deve constar na Declaração de Importação (DI). Caso não conste ou seja informado de maneira incorreta, o importador estará sujeito à penas impostas pela Receita Federal.

E aí, você já decidiu contratar um seguro de transporte internacional de carga? 

Lembre-se que o seguro de transporte internacional de carga deve respeitar os termos internacionais de comércio (que garantem tanto os direitos quanto os deveres dos importadores e exportadores). Para evitar erros, é importante contar com profissionais que estejam sempre atentos a todos esses critérios. A equipe Linkmex pode oferecer as melhores soluções para sua importação e garantir que sua empresa e sua carga estejam devidamente seguras e preparadas para quaisquer adversidades. Entre em contato conosco!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *