Como encontrar fornecedores chineses

No comex, é preciso investir muito tempo em pesquisas para encontrar bons fornecedores. Essa é uma das maiores dificuldades para as empresas e pode ser que você já tenha passado pela mesma situação. 

O processo se complica ainda mais quando é preciso buscar fornecedores chineses. O principal motivo para essa dificuldade é que a distância e as diferenças culturais são muito grandes. Entretanto, mesmo com essas complicações, é possível deixar o processo mais leve com algumas dicas simples. Confira! 

Como buscar fornecedores chineses?

No Brasil, algumas empresas brasileiras compram produtos diretamente das fábricas chinesas. Este processo só é possível quando o valor do pedido é alto, pois as indústrias chinesas exigem a compra de, pelo menos, mil peças de um mesmo produto. 

Se sua intenção não é comprar em grande quantidade, você pode recorrer aos fornecedores do atacado chinês. Estes são mais acessíveis e permitem que você compre uma quantidade bem menor, mesmo não trabalhando no varejo. 

Seguindo os próximos passos, você consegue mapear fornecedores de atacado de confiança:

  • Defina os produtos que você quer adquirir

Não saber exatamente o que você está procurando para comprar pode te trazer muita dor de cabeça. Os atacadistas da China ofertam um número exorbitante de opções de produtos. Por isso, se deixar para ver todas e depois escolher o que comprar, você pode se confundir. Nós aconselhamos ter um plano traçado dos produtos que você queira importar e considere importantes para o seu negócio. 

  • Contrate uma trading

Como explicamos anteriormente, a trading oferece um serviço de assessoria aduaneira e te auxilia em todos os processos da sua operação de importação. A trading é uma empresa mediadora que ajuda os importadores. Fazendo todo esse trabalho sozinho, você pode encontrar alguns obstáculos. 

Com uma trading, você pode facilitar os seguintes pontos:

  • Idioma:  normalmente, atacadistas chineses têm muita dificuldade de falar inglês, isso acaba dificultando a negociação. Com a trading, você pode ter profissionais que consigam facilitar a comunicação entre as partes.
  • Documentação: geralmente, os fornecedores chineses não possuem experiência com documentações. Por isso, é importante ter alguém especializado nesse tipo de serviço. Os chineses não podem receber em dólar nas contas bancárias. Por isso, eles preferem receber em dinheiro.
  • Consolidação: a trading pode cuidar da questão de compra de fornecedores diferentes. Produtos de fornecedores diferentes exigem que, cada exportador, tenha um processo de importação específico. 
  • Junção da carga: por serem de fornecedores diferentes, as cargas serão entregues em prazos diferentes. Com o processo intermediado, os produtos ficam armazenados na trading.

A Linkmex pode te ajudar com esses pontos citados acima. Para mais informações, entre em contato conosco! 

  • Avalie os fornecedores

É indicado viajar até a China para realmente garantir que seus fornecedores ofereçam produtos com a qualidade esperada. A viagem deve ser programada com 60 dias de antecedência e exige atenção nos seguintes pontos: 

  • Passaporte válido por no mínimo 6 meses;
  • Visto do governo chinês;
  • Passagens aéreas;
  • Seguro viagem;
  • Hotel;
  • Traslados em território chinês;
  • Equipe para atendimento e recepção na China;
  • Agendamento com assessores e fornecedores.

A Linkmex organiza viagens para prospecção e desenvolvimento de fornecedores e visitas à maior feira multisetorial do mundo, a Canton Fair. Para mais informações, entre em contato conosco! 

  • Compre

Comprar do atacado chinês significa que o pagamento não será feito de imediato. Pelo contrário, você realiza uma cotação com todos os produtos que você planeja comprar e realiza um pré-pedido. Isso se dá pelo fato de não se saber qual o valor final dos produtos.

Os especialistas da trading anotam seus pedidos, os inserem em uma planilha e descobrem o valor final para compararem com o orçamento disponível. A trading verifica a classificação fiscal e consegue identificar problemas que poderiam impedir sua importação por qualquer motivo. 

  • Importe

É nessa etapa que a importação acontece de verdade. Esse processo possui algumas fases, como envio do dinheiro para a trading, confirmação dos pedidos para os fornecedores, recebimento das mercadorias, conferência do pedido e pagamento.

Seguindo esses 5 passos você atingirá resultados positivos na sua importação e principalmente na busca de fornecedores chineses. Gostou? 

Para mais informações, entre em contato com a nossa equipe de especialistas.

Por Julia Onorato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *