A importação de um contêiner pode ser fracionada?

A resposta para essa pergunta é: sim. Você pode importar apenas uma parte do contêiner. E, por mais difícil que pareça ser, é bem mais comum fazer isso do que importar um contêiner por inteiro.

As frações importadas podem variar, podem ser 1/3, metade, 2/3 ou o contêiner cheio. Esses valores variam de acordo com a estratégia aplicada, do budget disponível ou da sazonalidade que o produto importado requer.

Quer saber como esse procedimento funciona? Continue lendo nosso artigo!

O AGENTE DE CARGA IMPORTA!

No caso de uma importação de um contêiner cheio, é possível optar entre contratar um agente de carga ou o armador diretamente. Já no caso de uma importação fracionada, é necessário um agente de carga. Sem exceções.

O agente é o responsável pelo recebimento da carga parcial, pela armazenagem e estufagem da carga em um contêiner com outras mercadorias, de outros importadores. Este processo se chama consolidação de carga.

O EMBARQUE LCL (LESS CONTAINER LOAD)

Dentro do mercado, esta operação é conhecida como embarque LCL – Less Container Load, ou seja, embarque de “menos carga do contêiner”. Nessa operação, não existe restrição para que exista vários exportadores para um único importador.

Calma! Ficou difícil? A Linkmex te ajuda.

Pense assim. Sua empresa está em um processo de compra internacional, com muitos fornecedores, mas a quantidade de mercadorias ainda não é o suficiente para encher todo um contêiner.

Com um agente de carga trabalhando em conjunto com você, este profissional receberá as mercadorias dos fornecedores, consolidará e colocará em embarque para o destino final. Por isso, o agente de carga acaba preenchendo o restante do espaço com mercadorias de outros importadores.

A DESCONSOLIDAÇÃO NO DESTINO

Com sua chegada ao Brasil, o agente de carga se responsabilizará pelo redirecionamento da carga para um terminal em zona secundária. Para assim promover a desova das mercadorias.

O importador não tem gestão para qual terminal esta carga será direcionada, o que em algumas vezes pode ocasionar uma armazenagem mais alta.

Há casos ainda em que o agente de carga permanece com a carga no próprio porto, em zona primária, desde que este tenha estrutura física para receber, desunitizar e separar a carga e entregar a cada importador daquele embarque.

IMPORTAR POR LCL É SEMPRE VANTAJOSO?

A principal vantagem de se importar por LCL é que você não arcará com a totalidade do frete do contêiner. E o frete ainda pode ser dividido com outros importadores!

Às vezes, o tipo de mercadoria envolvida tem preço e peso elevado. Isso pode tornar o transporte aéreo inviável e inviabilizar o pedido de uma quantidade que encha um contêiner. A saída é fazer compras pequenas por embarque LCL. Neste tipo de situação, o embarque consolidado é perfeito para a operação.

Porém, nem todos os locais de embarque possuem rotas regulares de carga LCL.  E aí entra a principal desvantagem.

O importador precisa pesquisar a regularidade do embarque LCL, e principalmente, o orçamento envolvido.

Às vezes, acredite, é mais barato trazer um contêiner praticamente ‘vazio’, apenas com a sua carga, do que esperar um embarque consolidado.

Equipe Linkmex

Quer saber mais sobre importação fracionada de contêiner? Entre em contato com a nossa equipe comercial e ela tirará todas as suas dúvidas!

 

Julia Onorato

Dpt. de Marketing e Comunicação

(11)2348 4400


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