Dicas para negociar com fornecedores chineses

Culturalmente e comercialmente, os chineses são muito diferentes dos brasileiros. Por isso, é preciso ter jogo de cintura para negociar com fornecedores da China. A Linkmex dará dicas valiosas para o tenso momento da negociação. Continue lendo! 

  • Venda seu peixe

Como as línguas não são as mesmas, é importante que você crie uma apresentação em inglês para que o fornecedor chinês entenda que você é um importador de verdade. E não só alguém que quer pesquisar preços. 

Os fornecedores chineses se recusam a informar preços a novos compradores por desconfiarem que sejam concorrentes. 

  • Limite para um único produto à cotação de preços

Definir um produto de cada vez é mega importante, pois as chances de receber propostas falsas de fornecedores é muito alta quando se procura por vários produtos de uma vez. 

  • Pesquise fornecedores certificados

Muitos sites oferecem diversos serviços alegando serem os mais abastecidos de informações do mercado. Entretanto, é preciso prestar atenção porque pode se tratar de informação falsa. O Certificado Gold do Alibaba não é uma conquista, mas um serviço que o site oferece para os que querem comprar.

Como em toda negociação, importar produtos diretamente da China tem vantagens e desvantagens.

Vantagens

O bom de buscar fornecedores na China é que a negociação pode ser feita diretamente com o fabricante. Isso permite a redução dos preços da compra e evita desentendimentos relacionados à ficha técnica do produto. 

Problemas no embarque e com a qualidade dos produtos podem ser resolvidos diretamente com o fornecedor, o que pode facilitar disputas e/ou definição de compensações.

Desvantagens

Além das enormes dificuldades com barreiras culturais, muitos fornecedores não se comunicam eficientemente em inglês, o que aumenta o risco de incertezas e desentendimentos.

Geralmente, os fabricantes possuem uma vasta lista de produtos específicos, limitando a escolha dos compradores. 

Além disso, muitos fabricantes não têm licença e experiência para atuar na área e podem surgir problemas com a carga.

Como a venda é diretamente com o fabricante, evitar intermediários pode não ser vantajoso em certos casos, como para micro e pequenas empresas, que muitas vezes buscam uma quantidade menor do que aquela exigida pelo fornecedor. 

Está com dificuldades de encontrar fornecedores confiáveis e com produtos de qualidade? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo a prospectar fornecedores chineses qualificados.

Por Julia Onorato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *