Você sabe o que é Booking na importação?

O Booking, ou Reserva de Praça, diz respeito à reserva de espaços para a carga na embarcação selecionada, em uma data específica. Sua formalização deve ser feita com a maior antecedência possível, pelo importador ou exportador, junto ao transportador do modal escolhido (marítimo, aéreo, ferroviário) para o transporte da carga. 

O agente de carga é quem, normalmente, reserva este espaço na transportadora. O ponto principal de um booking é o equacionamento entre a data de embarque do exportador / importador e a data de saída da embarcação, portanto quanto maior a antecedência com que forem feitas as cotações, melhores serão as chances de encontrar a melhor oferta pelo espaço.

O custo do Booking leva em conta, principalmente, o preço do frete entre os pontos de saída e chegada da carga, além de algumas taxas extras inerentes ao transporte de mercadorias. Algumas informações são requisitos essenciais para realizar um Booking de forma segura. Elas devem estar claras e corretas para evitar problemas com o Booking.

  • Porto de embarque e desembarque da carga
  • Percurso e a data de saída pretendidos
  • Descrição da carga (destacando caso ela seja perecível ou perigosa)
  • Peso e tamanho cúbico da carga (LCL ou FCL, nesse caso, incluindo tipo e tamanho do contêiner)
  • Informações completas do importador e exportador 
  • Condição de pagamento (prepaid ou collect)
  • Incoterm

A primeira etapa para o Booking é a negociação. Durante essa fase é importante fazer cotações, comparação de valores entre transportadoras e, principalmente contar com uma equipe profissional que garanta que toda a documentação esteja preparada e organizada, mesmo que ela não seja obrigatória nesse momento.

A obrigação da reserva é de quem irá pagar o frete.  Nas operações marítimas que, em sua maioria são pactuadas no Incoterms FOB, esta obrigação de buscar uma reserva é do importador (comprador).

Ao agendar um Booking, ele deve ser cumprido. Seu cancelamento de última hora pode gerar multas, além de ser negativo para a credibilidade da sua empresa junto ao armador. Caso surja algum problema que impeça a entrega da mercadoria para transporte, comunique-o imediatamente para que ele cancele a reserva e possa oferecê-la para outra empresa, em especial em tempos de coronavírus, em que a disponibilidade de navios e contêineres está crítica em todo o mundo.

Quando chegada a data do embarque, a mercadoria deve ser submetida ao despacho de importação e a documentação deve ser apresentada ao aduaneiro responsável pela carga. Nessa fase, toda a documentação e, principalmente a descrição da carga, são verificados com cuidado para não haver erros. Após o despacho, o processo logístico de transporte da carga garante que a mercadoria chegue ao destino final, em conformidade com os padrões de qualidade, prazos e menor custo possível.

Cada etapa do processo de Booking é muito importante para não comprometer o cronograma de entrega de sua mercadoria. E, agora que você já sabe o que é o booking no comércio exterior, pode contar com a Equipe Linkmex para encontrar um agente de carga ou para organizar os documentos necessários para sua importação ou exportação. Entre em contato conosco!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *