Brasil e Reino Unido ampliam diálogo para impulsionar comércio bilateral de serviços


Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/storage/f/1f/07/linkmex1/public_html/wp-content/themes/betheme/functions/theme-functions.php on line 1338

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/storage/f/1f/07/linkmex1/public_html/wp-content/themes/betheme/functions/theme-functions.php on line 1343

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/storage/f/1f/07/linkmex1/public_html/wp-content/themes/betheme/functions/theme-functions.php on line 1338

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/storage/f/1f/07/linkmex1/public_html/wp-content/themes/betheme/functions/theme-functions.php on line 1343

A Secretaria de Comércio e Serviços (SCS) do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) participou de eventos em Londres voltados para o setor de tecnologia da informação com o objetivo de fomentar parcerias bilaterais. A Semana de Tecnologia é considerada pelo MDIC uma grande oportunidade para ampliar o diálogo e parcerias com o Reino Unido.

Neste ano, 55 mil pessoas participaram de mais de 250 atividades na capital britânica. Aconteceram palestras, conferências, reuniões de governo, encontros de negócios e até mesmo, shows e exibições relacionadas a TI e Inovação.

Durante a semana, o MDIC e o Department for International Trade (DIT) do Reino Unido organizaram uma mesa redonda. Contou-se com a presença dos setores privados de TI dos países para aumentar o comércio e investimento bilaterais no setor. Assim como possíveis ações para melhorar o ambiente de negócios.

Houve também uma série de reuniões com a equipe do DIT para discutir ações futuras de cooperação bilateral. Elas visavam a aproximação comercial de setores além de TI, como varejo, serviços jurídicos e serviços financeiros. Ficou acordado que o Reino Unido participará da SP Tech Week, que acontecerá na última semana de novembro em São Paulo.

Para o secretário de Comércio e Serviços do MDIC, esse diálogo é um importante canal para a cooperação. E também para discutir questões e ideias que poderiam melhorar o ambiente de negócios bilateral.

Dados do setor

O setor de TI é um dos mais importantes na balança de serviços no Brasil. De acordo com IBGE, o país conta com mais de 110 mil empresas de TI. Estes, segundo dados, empregam mais de 800 mil pessoas e geram um lucro líquido de cerca de US$ 80 bilhões.

Além disso, os serviços de TI estão entre os mais exportados pelo Brasil, segundo dados apurados pelo Siscoserv. O sistema brasileiro de registro e coleta de dados de importações e exportações de serviços. O Brasil tem mostrado competência e potencial em várias áreas de TI, como votação eletrônica; tecnologia financeira e automação bancária.

Cooperação bilateral

A participação  do MDIC na London Tech Week ocorreu dentro da cooperação entre Brasil e Reino Unido. Em 2006, os dois países estabeleceram o Comitê Conjunto Econômico e Comercial, que visa melhorar o ambiente para a realização de negócios e a ampliação do comércio bilateral.

Considerando a força e potencial do setor de TI britânico, a Tecnologia da Informação foi um dos setores escolhidos pelos países como prioritário.

O Grupo Diretor de Serviços realizou primeira reunião em março deste ano. Na ocasião, as partes concordaram em desenvolver uma coordenação contínua de trabalho e iniciativas para melhorar o ambiente de negócios das empresas e impulsionar as oportunidades de negócios no comércio bilateral de serviços, bem como desenvolver projetos setoriais.

Fonte: Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços

Entre em contato conosco.

 

Julia Onorato

Dpt. de Marketing e Comunicação

(11)2348 4400


[/our_team

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *