Exportações de automóveis caem 8% no ano com forte contração nas vendas para a Argentina

As exportações de automóveis tiveram uma queda e 34,5% no mês de setembro, comparativamente com o mesmo mês de 2017, caíram 29,7% em relação a agosto e acumulam uma retração de 8% nos nove primeiros meses do ano, em relaçao ao mesmo período do ano passado. A queda deveu-se, principalmente, à forte redução nos embarques para a Argentina, principal mercado para as montadoras brasileiras no exterior.

O país portenho, que antes respondia por 70% das exportações, reduziram as compras para 50% no mês passado. A busca por novos mercados para escoar a produção e o Chile aumentou em 22% as importações do Brasil. Os dados foram divulgados hoje (4) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Balanço

De acordo com o balanço divulgado pela Anfavea, a venda de veículos novos no país foi de 213.339 unidades em setembro, crescimento de 7,1% na comparação com o mesmo mês no ano passado. O levantamento leva em consideração veículos leves, caminhões e ônibus.

Em relação a agosto, houve queda já esperada de 14,2%, devido ao número reduzido de dias úteis (quatro dias a menos). O acumulado de janeiro a setembro, registrou aumento de 14% em relação ao mesmo período de 2017.

Em setembro foram produzidos 223.115 mil veículos, o que representa queda de 6,3% sobre setembro de 2017, reflexo da retração nas exportações para a Argentina, que passa por crise econômica.

O número de empregos no setor automotivo mostrou estabilidade, sem variação entre agosto e setembro deste ano. Em relação a setembro do ano passado, foi registrada alta de 3,6%. Em setembro, 132.480 pessoas eram funcionárias de montadoras.

 

(*) Com informações da Agência Brasil

Fonte: Comex do Brasil

 

Julia Onorato

Dpt. de Marketing e Comunicação

(11)2348 4400


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *