Mercosul e UE terão nova rodada de negociações

Em um mês, ministros do Mercosul e comissários europeus do Comércio e Agricultura farão uma nova reunião, em Montevidéu (Uruguai). Nesta reunião, terá uma nova rodada de negociações para o acordo entre o bloco comercial e a UE acontecer. Até lá, seguem as discussões em nível técnico.

Essa nova bateria de reuniões foi marcada para tentarem avançar os termos do acordo. As tratativas ocorrem há quase 20 anos. Os ministros de Relações Exteriores, Aloysio Nunes, e da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge, participaram das reuniões.

A Comissária europeia de Comércio, Cecilia Malmström, disse que foram registrados avanços. “Estamos realizando bons progressos. Estamos tratando sobre algumas questões muito difíceis. Há ainda uma longa lista sobre a qual é preciso trabalhar”.

Opinião

Na terça-feira (17), representantes das indústrias brasileiras e alemãs assinaram uma carta em que defendem a conclusão do acordo comercial. As mesmas afirmam existir condições políticas favoráveis. O documento foi assinado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), Federação das Indústrias Alemã (BDI) e pelo Conselho da Indústria Alemã para a América Latina (LADW).

Nas reuniões, os acordos comerciais entre os dois blocos giram em torno dos temas relativos à carne bovina, ao açúcar e ao etanol. Mais recentemente entrou em discussão a solicitação da União Europeia para reduzir o percentual das tarifas de importação de automóveis produzidos pelos países do Mercosul.

(*) Com informações da Agência Brasil

Fonte: Comex do Brasil

 

Julia Onorato

Dpt. de Marketing e Comunicação

(11)2348 4400


[/our_team

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *