Segue adiado acordo entre Mercosul e UE

Indo contra todas as expectativas do MERCOSUL, a União Europeia não aumentou a proposta de importação de carne e etanol. A proposta havia sido considerada inaceitável pelo Mercosul, sendo ela mantida, o pré-acordo entre os blocos segue adiado.

O otimismo era grande por parte do MERCOSUL. Havia muita confiança na melhora da proposta para a carne e o etanol sul-americanos, para que entrassem com condições tributárias mais favoráveis na EU.

Não receberem números maiores foi uma surpresa para o bloco americano. Alguns diplomatas sul-americanos otimistas acreditavam até em um anúncio hoje mesmo, no encontro paralelo à reunião ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC) na Argentina.

O lado dos europeus

Os europeus demandaram detalhes maiores sobre o mercado local, para que apresentassem nova proposta melhorando as cotas para o MERCOSUL. No entanto não deram prazos para a nova proposta.

Opinião do presidente Temer

De acordo com o presidente Michel Temer a “provável” nova data para assinatura do pré-acordo seria dia 21 de dezembro. Dia da reunião de cúpula do Mercosul, em Brasília.

Embora entre os diplomatas sul-americanos o sentimento seja de descontentamento, o presidente foi mais otimista com o andamento das negociações. “O avanço até agora foi significativo”, afirmou ele.

Fonte: Estadão

Entre em contato conosco.

Vinicius Marinheiro

Equipe de comunicação Linkmex

(11)2348 4400


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *