Varejo sobe 7,4% no mês da Black Friday

black friday gift sale minimal background

Comparado com novembro do ano passado, o crescimento foi de 1,8%.

Em São Paulo, as vendas no varejo subiram 1,8% em novembro, se comparado com o mesmo mês no ano passado. As informações vieram da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). De janeiro a novembro, o balanço de vendas da ACSP registrou alta média de 2,1% frente a igual período do ano passado.

“Na primeira quinzena de novembro as vendas caíram. Mas, com a Black Friday, no fim da segunda quinzena, o resultado foi revertido. O varejo físico fechou o mês no azul”, comentou o presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Alencar Burti. A ACSP estimava aumento de 3% na Black Friday.

Burti ressalta que o evento não era tão popular no Brasil. Novembro era até considerado um mês fraco para o varejo, por estar entre o Dia das Crianças e o Natal. “Por outro lado, contudo, é possível que a data tenha antecipado compras de fim ano.”

Na comparação com outubro, o impacto da Black Friday foi ainda mais sentido. O movimento de vendas do comércio subiu em média 7,4%, com alta tanto a prazo (2,6%) quanto à vista (12,1%), mesmo com dois dias úteis a menos do que outubro.

“A Black Friday das lojas físicas é diferente do e-commerce. Enquanto neste prevalecem vendas de bens duráveis, em especial eletrônicos, naquelas os destaques são os bens de menor valor. Neste ano, os supermercados e as lojas de variedades foram fortes na data comercial”, diz Burti. Os dados são elaborados pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da ACSP com amostra fornecida pela Boa Vista SCPC.

Fonte: DCI

 

Julia Onorato

Dpt. de Marketing e Comunicação

(11)2348 4400


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *