MAPA fecha acordos com vários países para exportação de material genético e bovinos

O Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) obteve avanços importantes para exportação de material genético brasileiro. Graças à Coordenação de Trânsito e Quarentena Animal Internacional (CTQA), rodadas de negociação foram feitas nesta semana, durante a 85ª Expozebu, em Uberaba.

Segundo coordenadora Judi Nóbrega, “fecharam-se acordos com o Quênia, para venda de embriões in vitro e in vivo, bovinos vivos e sêmen. Com o Equador foram concluídos certificados (CZI) de embriões in vivo e in vitro. Com a Colômbia foi ajustado protocolo para exportação de sêmen e iniciadas as negociações para exportação de bovinos para reprodução. Com a Guatemala, a rodada envolveu destinação de embrião in vivo e in vitro”.

O diretor do DSA, Guilherme Marques, destacou  a importância do trabalho coordenado entre o Mapa e o setor privado. “Aliado às garantias sanitárias que o Brasil assegura, estão abrindo muitas portas para o mercado internacional”, disse.

Além disso, avançaram muito as conversações com representantes da Colômbia, Equador, Tailândia, Malásia, Índia, Nicarágua, Quênia e Guatemala. Todos interessados no material genético e nos bovinos de elite do Brasil.

Acordos

No acordo com o Quênia foram necessários meses de trabalho com a troca de comunicações técnicas e pelas vias diplomáticas. Reuniões durante a Expozebu e apoio da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) aceleraram o processo. Visto que, os representantes dos países importadores constataram a qualidade do trabalho feito pelos criadores e pelo MAPA. Juntamente às centrais de coleta de material genético e nas Estações Pré Embarque para exportação de animais vivos.

Judi Nóbrega acha importantes os avanços nas discussões para elaboração dos protocolos para embrião vivo com a Índia. “Os indianos se comprometeram a apresentar o resultado das discussões em assembleia do seu serviço sanitário, no dia 17”.

 “Saímos com expectativas muito positivas de que, em breve, teremos avanços e finalizações das negociações com a Índia”, completou.

Com a Malásia, foi pedido para que disponibilizem o relatório das avaliações de risco feitas em 2016. As avaliações foram feitas durante visita de uma missão veterinária ao Brasil. Na época, foi avaliado o sistema sanitário brasileiro, com objetivo de importação de bovinos vivos para abate.

Mostraram aos tailandeses todos os controles sanitários que são efetuados no país. “Com a Guatemala, trabalhamos e firmamos o protocolo para importação de sêmens e embriões bovinos. Os quais serão encaminhados pelas vias formais neste mês de maio”, adiantou a coordenadora.

Resultados

“Tamanha a satisfação do setor privado brasileiro em relação ao Mapa, que entregaram ao Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária uma homenagem da própria ABCZ”, disse Marques.

De acordo com ele, já se colhem muitos frutos com investimentos do setor público e privado. Mas seguramente a melhor safra ainda está por vir. Em 2023, não apenas teremos o potencial de abrir todos os mercados mundiais, mas principalmente de agregar muito mais valor às nossas exportações. “Isso quando todo Brasil for reconhecido internacionalmente como livre de febre aftosa sem vacinação”.

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Entre em contato conosco.

 

Julia Onorato

Dpt. de Marketing e Comunicação

(11)2348 4400


Os comentários estão encerrados.