Confira três dicas para você começar a exportar!

Exportar não é uma das coisas mais fáceis para uma empresa começar a fazer. E, sabendo disso, a Linkmex dará três dicas importantíssimas para que você não passe perrengue durante este processo.

1. Conheça seu mercado e concorrentes

Como em todo negócio, é de extrema importância conhecer a demanda dentro do seu mercado, o seu público alvo, seus concorrentes e as dificuldades dentro do seu ramo. A auto avaliação para definir seus pontos fortes e vantagens competitivas te ajudam nessa hora. As vantagens vão desde preços até as tecnologias que são usadas dentro da sua empresa.

Caso sua empresa não possua um diferencial, em relação aos concorrentes, exportar pode não ser uma boa ideia.

2. Pesquise sobre seu destino

Não é só a qualidade do produto que conta para se tornar uma empresa exportadora. Muitos empresários esquecem que o fator cultural é muito importante para ter sucesso.

É famoso o caso do Boticário, no início dos anos 1990, que pensou vender seus produtos em Portugal seria fácil pelo fato de falarmos o mesmo idioma. No entanto, os responsáveis pelo projeto não levaram em conta que o mercado português de cosméticos tem outras preferências de fragrâncias e cores.

Ou seja, pesquisar o tipo de comportamento, gostos e preferências do mercado pretendido é ainda mais importante na hora de exportar o produto.

3. Conheça os regimes aduaneiros especiais

Praticamente todos os segmentos de mercado contam com regimes aduaneiros especiais, que permitem tornar os produtos exportados mais competitivos, na medida em que enquadram operações de comércio exterior como exceção à regra geral de tributação. Nesses regimes, importações e exportações podem ter isenção total ou parcial de diversos impostos.

O regime de Drawback, um dos mais utilizados no Brasil, consiste na suspensão ou na eliminação de tributos que incidem sobre insumos comprados por empresas brasileiras no exterior ou no mercado interno, desde que essa matéria-prima seja usada na fabricação de um produto que, posteriormente, será exportado.

Outra modalidade especial é o Regime de Entreposto Industrial sob Controle Aduaneiro Informatizado. Ele é destinado a empresas com algum histórico de exportação. É preciso vender pelo menos 5 milhões de dólares por ano para o mercado externo e possuir patrimônio líquido de pelo menos 10 milhões de reais. Ao lançar mão desse recurso, a empresa pode obter a isenção dos impostos que incidem na compra de mercadorias no mercado interno ou externo.

Grupo Linkmex

Quer saber mais sobre o que podemos fazer para te ajudar na exportação?

Entre em contato com a nossa equipe comercial para tirar as suas dúvidas!

 

 

Julia Onorato

Dpt. de Marketing e Comunicação

(11)2348 4400


Os comentários estão encerrados.