Está na hora de abandonar estes quatro mitos sobre importação

A importação no Brasil até pode ter suas dificuldades, como a fiscalização não deixar passar nenhum vacilo, sua carga correr o risco de ficar parada na receita e por aí vai. Isso até pode ser verdade, mas muitas informações passadas a você podem ser exagero e até um mito.

Por isso, a Linkmex decidiu desmistificar 4 pontos sobre a importação. Continue lendo!

1º mito: “Habilitar no RADAR é quase impossível!”

Nós nem deveríamos desmistificar este ponto, já que temos muitos artigos falando sobre como solicitar o registro de Radar e o que você precisa para ser aprovado. Mas é sempre importante reforçar essa ideia!

Antigamente, a solicitação do Radar era considerada um problema enorme a ser resolvido pelas empresas. Principalmente por aquelas que estavam começando.

Mas hoje, para sua empresa ser habilitada no Radar da Receita Federal Brasileira é muito simples. Essa facilitação aconteceu graças à Instrução Normativa 1.603/15.

A dinâmica de solicitação está muito mais fácil. A própria empresa interessada pode solicitar a habilitação pelo Portal Único Siscomex, com uma certificação digital. Tudo isso com sua segurança e praticidade garantida.

Caso você opte pelo Radar Expresso, a habilitação sai em segundo e você já pode começar a importar no mesmo dia. Legal, né?

Então, nada mais de enrolar para solicitar sua habilitação no Radar!

2º mito: “A documentação para importar é muito extensa e complexa”

As pessoas acreditam que para importar é necessária uma pasta gigantesca de documentos complexos e difíceis de serem encontrados. Por isso, muitas empresas acabam achando que não são capazes de cumprir esta exigência.

Mas fique tranquilo! A Linkmex te ajuda a montar uma listinha para ficar mais fácil. São exigidos os seguintes documentos: fatura comercial, packing list, conhecimento de embarque e, dependendo da mercadoria, certificados diversos.

É importante que todos estes documentos estejam corretos e atualizados, pois a avaliação em cima deles é bem criteriosa. A legislação é muito exigente, mas não é impossível de cumprir. Planejamento é a palavra-chave para este momento!

3º mito: “A fatura comercial precisa necessariamente ser assinada de caneta azul” 

O regulamento aduaneiro diz que obrigatoriamente a documentação precisa ser assinada de próprio punho, não sendo permitidos carimbos de chancelas. Mas em nenhum lugar é exigido que a tinta da caneta seja azul.

Já parou para pensar no que os seus clientes estrangeiros podem pensar, caso você diga que se ele assinar de caneta preta, as autoridades brasileiras não aceitariam a sua documentação?

4º mito: “Tem que registrar a DI no horário correto”

Muitas empresas importadoras acreditam ferozmente neste mito. É comum ouvirmos que o seu despacho aduaneiro pode ser avermelhado caso você não escolha o horário correto, registre várias DIs ao mesmo tempo e etc. Calma!

Mais de 90% de todos os processos que não tem restrição são direcionados ao canal verde de parametrização, ficando 10% (ou menos) para canais de conferência.

E este fato de registrar a noite, ou um de cada vez, não é motivo para que uma DI seja direcionada para conferência.

O sistema é inteligente e escolhe qual despacho aduaneiro vai ser direcionado.  Porém, não é por causa do horário ou por causa da quantidade registrada, que ele será avermelhado.

Quer saber a forma mais fácil de evitar que estes mitos se tornem pesadelos reais no seu negócio?

Planeje-se com antecedência e conheça as regras da operação. Pode até parecer clichê, mas apenas assim você evita transtornos e outros obstáculos durante sua importação.

Se a documentação aduaneira for correta, checada antecipadamente, e estiver dentro do que o regulamento aduaneiro exige, estes mitos nunca acontecerão na sua vida, pode ter certeza.

Equipe Linkmex


Banner Call to Action

 

Julia Onorato

Dpt. de Marketing e Comunicação

(11)2348 4400


Os comentários estão encerrados.