Razões para importar suas mercadorias por Santa Catarina

É comum ouvirmos reclamações sobre a alta taxa tributária do Brasil, considerada uma das maiores do mundo todo, complicando o desenvolvimento e crescimento financeiro do país. Por isso, muitas empresas buscam Santa Catarina como solução. 

Santa Catarina oferece vantagens tributárias para empreendimentos de todos os setores e, por isso, tem sido foco de investimentos de empresários de todos os portes. Os incentivos e benefícios fiscais concedidos pelo Governo do Estado são o principal motivador para que isso aconteça. 

Empresas de todos os tamanhos e dos mais diversos setores comerciais têm se instalado em Santa Catarina com o objetivo de usufruir das concessões fiscais que são garantidas juridicamente e pesam na importação de seus produtos, fazendo com que o custo de estoque diminua. 

Importar por Santa Catarina traz uma realidade totalmente diferente, pois existem regimes especiais que possibilitam a redução da base de cálculo dos impostos da operação de importação. Além disso, existe o crédito presumido que, consequentemente, resulta na menor taxa tributária do Brasil

Santa Catarina é onde o governo mais concede algum tipo de incentivo fiscal. O Porto de Itajaí permite que o importador traga seus produtos e não seja taxado sobre o ICMS – apenas em casos quando o produto passa pela fronteira de outro estado e, ainda assim, as alíquotas são bem diferenciadas, chegando em torno de 3% a 5%, apenas. 

Atualmente Santa Catarina possui 5 portos ativos. São eles:

  • Itajaí
  • Navegantes
  • Itapoá
  • Imbituba
  • São Francisco

Santa Catarina é o Estado que mais possui portos ativos no Brasil. O estado proporciona um benefício fiscal que reflete diretamente na redução de custos, fluxo de caixa e competitividade nas vendas do seu negócio, o TTD (Tratamento Tributário Diferenciado). 

Vale a pena importar por Santa Catarina?

Caso você seja um importador que busca reduzir os custos de suas operações, Santa Catarina é um território bem vantajoso para seu negócio. 

Conte com a Linkmex para te apresentar as oportunidades e estratégias mais vantajosas para o seu negócio se tornar mais competitivo no mercado. 

Dúvidas sobre como importar por Santa Catarina? Entre em contato com a nossa equipe de especialistas!

Por Julia Onorato

Os comentários estão encerrados.