Importação sem dor de cabeça: saiba quais são os documentos necessários

Para quem quer importar, não é novidade que para que este tipo de operação possa ser realizada alguns documentos são muito importantes. Mas você sabe quais são os documentos necessários para que você não tenha problemas com a fiscalização? 

Para conseguir realizar a importação, existem certas burocracias que podem complicar o seu processo. Por isso, fique atento e tenha sempre um checklist dos documentos que você precisa providenciar. Sem essa atenção, você poderá ter diversos transtornos ao longo da sua operação. 

Para facilitar, nós, da Linkmex, montamos um checklist de toda a papelada que você precisa para importar seu produto. Confira! 

  • Certificado de origem

Este documento é emitido pelo agente exportador que venderá as mercadorias para você. O importador o usa para comprovar a origem do material comprado e ainda pode conseguir descontos em algumas tributações do mesmo.

Para cada importação, um novo certificado de origem é necessário! O importador precisa ter certeza de que há um para cada fatura. Se sua importação tem 5 faturas, por exemplo, cada uma delas deverá ter seu próprio certificado. 

  • Packing List

O Packing list é nada mais, nada menos, que uma lista com todos os produtos contidos nas embalagens para embarque. Quando os fiscais conferem suas mercadorias, os volumes físicos são confrontados com esse documento. 

O Packing list também orienta o importador de forma mais direcionada, uma vez que ele tem acesso a tudo que está recebendo, ainda que a mercadoria não tenha chegado ao país. Sendo um dos documentos essenciais para seus processos de importação.

  • Proforma Invoice

É a Proforma que dá início à sua negociação. Ela é um documento endereçado ao importador interessado em fechar o negócio de importação e emitido pelo exportador

Por meio da Proforma que as quantidades entram em jogo. É parecido com um orçamento que antecede o faturamento oficial da sua mercadoria. O idioma que consta neste documento varia com o país de destino ou será usado a língua global: o inglês.

  • Conhecimento de embarque

Quando recebemos mercadorias de transportadoras locais, é preciso um conhecimento de embarque. E é assim também com as operações de importação. Porém, como se envolve mais de um país neste tipo de operação, o documento acaba sendo mais complexo. E a Linkmex consegue te ajudar, então, sem desespero!

É este documento que comprova que as mercadorias estão em posse de determinada transportadora, que se compromete a fazer com que elas cheguem ao destinatário. É como se o recibo, contrato de entrega e comprovante de posse estivessem em um só documento. Ele pode ser emitido nas modalidades Marítimo, Aéreo, Ferroviário e Rodoviário.

  • Licenciamento de Importação (LI)

Este pode ser emitido antes mesmo do embarque das mercadorias ou, até, depois disso. O modelo do documento varia com as características legais de cada mercadoria.

A LI é emitida por órgãos públicos e baseia-se nas leis federais. Os materiais que necessitem de certificações específicas, como ANVISA ou INMETRO, por exemplo, devem constar em uma modalidade específica.  

  • Declaração de importação (DI)

Este documento é registrado no SISCOMEX e permite que o importador opte pelo despacho aduaneiro simplificado. A DI é preenchida de acordo com os dados da LI, normalmente. Por isso, é muito importante que os dados constados na LI estejam atualizados e corretos. 

Ainda tem dúvidas sobre os principais documentos para importação? Entre em contato com a nossa equipe de especialistas e eles te ajudarão! 

 

documentos importação

Por Julia Onorato

Os comentários estão encerrados.