Conheça os tipos de transporte para exportação!

Uma empresa que pensa em vender ou já vende seus produtos para o exterior precisa ter todo um planejamento na sua parte logística. Assim, os seus produtos chegam ao seu destino final em perfeito estado e dentro do prazo estimado. Para tudo acontecer de maneira certeira, escolher o transporte certo para sua exportação é fundamental.

Se seu negócio é iniciante na exportação e ainda tem o desejo de crescer dentro desse mercado, é preciso dar aquela estudada nas modalidades de exportação.

Tipos de transporte para exportação

Pegando tudo do início, é preciso conhecer as divisões do transporte para exportação. Existem três partes: interno, internacional e interno no local de destino.

Interno: acontece direto da sua empresa até o último ponto em território nacional. Ou seja, onde acontece o desembaraço aduaneiro da sua carga. Exemplo: da sua fábrica até um porto.

Internacional: situado entre pontos de alfândega. Exemplo: do porto brasileiro até o porto do país de chegada.

Interno no local de destino: aquele do local de desembarque até as mãos do seu consumidor ou comprador. Cada um desses tipos pode ser contratado separadamente ou com um mesmo fornecedor e podem acontecer em diferentes modais.

Modais de transporte para exportação

Na exportação, existem quatro meios dela acontecer. Podendo ser por terra, água, ferrovia ou rodovia.

Transporte Marítimo

Esse é o mais comuns dos transportes para este tipo de operação. Geralmente, por causa do seu custo, podendo sair bem mais em conta. O frete marítimo também é considerado um dos mais seguros e confiáveis.

Transporte Aéreo

Mais indicados para cargas urgentes, pois seu tempo é reduzido. Pode ser aconselhado para cargas pequenas também. Mas atenção! Seu custo é alto e inviabiliza seu uso para grandes cargas e cargas recorrentes.

Transporte Ferroviário

Um dos mais baratos, pode ser usado para transporte aos países vizinhos do exportador. Esse modal é pouco utilizado no nosso país por conta da eficiência da malha ferroviária.

Transporte Rodoviário

É de longe a forma mais comum de frente interno no Brasil e também pode ser usado como transporte internacional para os países vizinhos. No entanto, o tempo de viagem é elevado e a segurança é reduzida nesse modal de transporte.

 

Quer saber mais sobre o que podemos fazer para te ajudar na exportação?

Entre em contato com a nossa equipe comercial para tirar as suas dúvidas!

 

 

Julia Onorato

Dpt. de Marketing e Comunicação

(11)2348 4400


Os comentários estão encerrados.