Para informação inicial, é legal saber que todas as empresas, independente do seu porte, podem efetuar o pedido de Radar. Entretanto, existem alguns pontos que fazem com que algumas solicitações sejam negadas pela Receita Federal.
Abaixo, você pode ver os principais motivos para isso acontecer e algumas soluções para você quitar estas pendências.
– A empresa ser registrada em local residencial;
– Inexistência de contrato de locação ou de titularidade do imóvel de localização da empresa;
– Falta de capacidade financeira;
– Pendências de pagamentos de impostos;
– Atividade da empresa incompatível com a operação de importação;
– Pendências relativas ao CPF do representante legal;
– Representante legal apresentado na documentação não está no contrato social.
Para desviar de obstáculos e evitar atrasos ou indeferimento no pedido do Radar de importação, é importante que você seja organizado. Sugerimos que faça um checklist para que possa visualizar melhor o que deve fazer:
1- A empresa está situada em local próprio e existe a possibilidade de acesso das autoridades competentes para fins de fiscalização?
2- A empresa possui os documentos de propriedade do imóvel onde a empresa está situada ou contrato de aluguel formalizado?
3- O representante legal, apresentado na documentação, está no contrato social?
4- Os impostos estão todos pagos e em dia?
5- A atividade da empresa é compatível com a operação de importação?
6- O representante legal mencionado na documentação no Radar está com a situação cadastral normalizada?
7- O capital social mencionado no contrato social está de acordo com o porte da empresa?
Seguindo esta lista, com certeza você conseguirá visualizar melhor todas as informações que precisam constar no pedido de Radar.
Equipe Linkmex