Com relação aos documentos necessários na exportação, a Linkmex pode te auxiliar com alguns deles. Abaixo, você pode conferir uma lista:
Contrato de Câmbio: Documento emitido pelo banco negociador de câmbio e que formaliza a troca de divisa estrangeira em moeda nacional. Quando o pagamento de câmbio é antecipado, esse documento é imprescindível para o importador liberar a mercadoria no país de destino.
Comprovante de Exportação: O documento oficial emitido pela Receita Federal do Brasil - RFB que comprova o efetivo embarque da mercadoria.
Nota Fiscal: A Nota Fiscal é um documento interno, que acompanha a mercadoria desde a expedição até a efetiva liberação junto à Receita Federal do Brasil - RFB. Ela é obrigatória e precisa acompanhar a mercadoria no trânsito interno.
Certificado ou Apólice de Seguro: Esse documento é exigido quando a condição de venda envolve a contratação de seguro da mercadoria. Tem que ser solicitado antes do embarque junto à seguradora.
Conhecimento de Embarque: Documento emitido pela companhia transportadora que atesta o recebimento da carga, as condições de transporte e a obrigação de entrega das mercadorias ao no destinatário legal, no ponto de destino pré estabelecido, conferindo a posse das mercadorias. É, ao mesmo tempo, um recibo de mercadorias, um contrato de entrega e um documento de propriedade, constituindo assim um título de crédito.
Este documento recebe denominações de acordo com o meio de transporte utilizado:
- Conhecimento de Embarque Marítimo (Bill of Lading- B/L)
- Conhecimento de Embarque Aéreo (Airway Bill- AWB)
- Conhecimento de Transporte Rodoviário (CRT)
- Conhecimento de Transporte Ferroviário (TIF/DTA)
Fatura Comercial: Documento que dá início a negociação. Logo após os primeiros contatos quando o cliente tem interesse em efetuar uma compra internacional, o exportador emite para o importador uma fatura Pro-forma para o importador checar se tem Licença de Importação no país de destino ou algum procedimento especial. Este documento é o modelo de contrato mais frequente, formaliza e confirma a negociação, desde que devolvido ao exportador, contendo o aceite do importador para as especificações contidas.
É similar a Fatura Comercial. E pode ser emitida no idioma do país importador ou em inglês.
Certificado de Origem: É um documento que comprova origem da mercadoria e esse documento deve ser providenciado pelo exportador, para que o exportador tenha isenção ou redução o imposto de importação, se houver acordo entre os países.
Entre em contato:

