Siscoserv

A Linkmex auxilia seus clientes efetuando os registros, principalmente, de frete internacional, já que neste caso, temos todas as informações necessárias.

O SISCOSERV é o sistema integrado de comércio exterior de serviços, intangíveis e outras operações que produzem variação no patrimônio das entidades..

Esse sistema foi instituído pelo governo federal em 2012, tornando obrigatório o registro de compra e venda de serviços, intangíveis e outras operações.

Abaixo segue alguns pontos importantes para a analise do Siscoserv:

  1. Não se deve atrelar o registro do Siscoserv com o contrato de câmbio, do meio de pagamento ou da existência de um contrato formal;.
  2. As operações tem prazo e é importante ter conhecimento do tipo de serviço que está sendo realizado e quando deve ser declarado, sendo que não poderão ser registradas operações previamente ao início da prestação do serviço;
  3. O fato de registrar as mercadorias no SISCOMEX, seja na importação ou exportação, a contratação de serviço independe desse registro, sendo obrigatório o registro do serviço no SISCOSERV;
  4. Quem contrata (mantenha relação contratual) o serviço é o responsável em registrá-lo;
  5. É preciso identificar os serviços, que estão definidos na Nomenclatura Brasileira de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio (NBS), instituída pelo Decreto nº 7.708/2012;
  6. Os serviços de frete, seguro e agentes externos são passíveis de declaração, visto que não estão incorporados a bens e mercadorias, é preciso entender bem como é a contratação deste serviço e para definir como deve ser a declaração.

Entre em contato conosco, nossos consultores poderão auxiliar sua empresa no registro do SISCOSERV:

solicite contato