Quando se trata de importação e exportação, o Radar Siscomex é um termo recorrente nas discussões. Antes de tudo, aos que não compreenderam ao certo o que é o radar Siscomex, qual sua importância e como saber qual o tipo ideal para seu negócio, continue a leitura desse artigo que explicaremos todas essas dúvidas.
O que é Radar Siscomex
O RADAR (Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros) trata-se de um sistema da Receita Federal que habilita empresas e pessoas físicas a operarem no comércio exterior. Nesse sentido, essa habilitação é feita no ambiente do Siscomex – o Sistema Integrado de Comércio Exterior.
A autorização é fundamental, pois, sem ela não é possível registrar Declarações de Importação (DI) ou Exportação (DUE). Para solicitar a habilitação é necessário acessar o Portal Habilita, dentro do sistema da Receita Federal, utilizando um certificado digital (e-CNPJ).

Tipos de RADAR
Nesse contexto, a Receita Federal estabelece ao todo três modalidades principais de habilitação para empresas: Expresso, Limitado e Ilimitado.
Radar Expresso: Indicado para micro e pequenas empresas (MEI e optantes pelo Simples Nacional). Ele permite operações de até US$ 50 mil por semestre além de concessão automática em muitos casos (pode sair no mesmo dia).
Radar Limitado: Para empresas que pretendem operar até US$ 150 mil por semestre, também requer análise documental e comprovação de capacidade financeira. Essa e tipo de radar costuma ser mais comum para empresas em crescimento.
Radar Ilimitado: É utilizado por empresas que operam além US$ 150 mil por semestre, exigindo uma ampla capacidade financeira e estrutura robusta.
Como saber qual devo escolher?
Saber qual modalidade se adequa para sua empresa depende diretamente do volume financeiro previsto para suas operações internacionais. Se você está começando e fará poucas importações, o RADAR expresso pode ser suficiente, agora, se sua empresa já opera ou planeja crescer em curto prazo, vale considerar o RADAR limitado. E por fim, temos o radar ilimitado como uma ótima opção para operações constantes, com grande volume agregado.
Documentos necessários para habilitação
A depender do tipo de RADAR, os documentos exigidos incluem:
- Contrato Social atualizado da empresa
- Comprovante de endereço
- Documentos pessoais dos sócios
- Balanço patrimonial e DRE (assinados por contador)
- Declaração formal com o enquadramento solicitado
Conclusão
O RADAR Siscomex é o ponto principal para a realização de uma importação ou exportação visto que, sem ele não é possível realizar este processo.
Com o parceiro certo, esse processo se torna mais simples e eficiente. Por isso, a Linkmex pode te apoiar desde a análise de viabilidade até o acompanhamento completo da sua habilitação.
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