O que é e qual a importância da Tarifa Externa Comum (TEC)?

As operações de comércio exterior possuem diversas exigências e requisitos que devem ser cumpridos tanto nos processos de importação, quanto nos processos de exportação.

Dentro dessas operações, a relação comercial dos países envolvidos vai sendo construída com base em acordos que regulam e facilitam os processos de importação e exportação entre seus membros.

Um desses acordos é a Tarifa Externa Comum (TEC), que foi estabelecida pela União Aduaneira do Mercosul e pelos países que compõem este bloco econômico.

Neste artigo, vamos abordar e esclarecer algumas informações acerca da Tarifa Externa Comum (TEC), estabelecida pelos países do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai).

 

O que é a Tarifa Externa Comum?

A Tarifa Externa Comum (TEC), também conhecida como Tarifa Externa do Mercosul, é um tipo de imposto que foi estabelecido em 1994, pelo Decreto 1343/1994.

A TEC tem como objetivo recolher o pagamento de imposto sobre a importação de produtos e serviços de países que fazem parte do Mercosul (Mercado Comum do Sul) – um acordo criado a partir da assinatura do Tratado de Assunção em 1991, integrando países da América do Sul, como Brasil, a Argentina, o Paraguai e o Uruguai.

O Mercosul é uma união aduaneira que estabelece um acordo de livre comércio em um conjunto de países que fazem parte desse bloco comercial.

A taxa emitida pela União é baseada na Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) e assume uma Tarifa Externa Comum para todos os países inseridos no bloco econômico, atuando como elemento central para a consolidação da União Aduaneira. 

 

Qual é a importância da TEC?

A TEC é uma tarifa importante para as operações de comércio exterior, principalmente porque estimula a competitividade e as práticas de livre comércio entre os países membros.

Além disso, estabelecer relações comerciais entre esses países pode ajudar na criação de vínculos políticos, culturais e econômicos entre eles.

Por isso, é importante entender de que forma a Tarifa Externa Comum funciona e como é possível consultar informações referentes à ela.

 

Como funciona a Tarifa Externa Comum (TEC)?

A Tarifa Externa Comum (TEC) funciona através da distribuição de alíquotas que estão disponíveis em uma lista que está em vigor no site da Camex e tem como base a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM).

A lógica utilizada na distribuição de tarifas se dá a partir de todo o processo envolvido na cadeia de produção do produto ou serviço até o resultado final, atribuindo assim, um maior valor de tarifa para um maior valor atribuído ao produto ou serviço. 

Esses valores variam entre 0 e 20%, e estão em 11 níveis de alíquotas. Confira essa estruturação abaixo:

  • Matérias-primas: 0 a 12%;
  • Bens de capital: 12 a 16%;
  • Bens de consumo: 18 a 20%.

Caso a TEC passe por alterações, essa listagem é atualizada para entrar em conformidade com a nova alteração.

A TEC ainda conta com algumas exceções à regra tarifária, que podem aplicar alíquotas diferentes para uma lista de até 100 códigos NCM. 

Essas exceções podem ser conferidas na Lista Brasileira de Exceções à TEC (LETEC). A lista atual estará em vigor até o dia 31 de dezembro de 2021, sendo que pode sofrer alterações ao longo desse período.

Entre as exceções à Tarifa Externa Comum (TEC) no Brasil, estão:

  • Bens de capital (BK);
  • Bens de informática e telecomunicações (BIT);
  • Produtos em desabastecimento no mercado interno;
  • Produtos cujos códigos o Mercosul classifica como integrantes da Política Automotiva do Mercosul (PAM), que inclui veículos, partes e peças automotivas.

 

Onde é possível consultar a Tarifa Externa Comum (TEC)?

A listagem completa das alíquotas da Tarifa Externa Comum (TEC) podem ser encontradas e consultadas gratuitamente no site oficial do Mercosul.

Além disso, ainda é possível consultar a lista atualizada pelo site da Camex, onde também está disponível a Lista Brasileira de Exceções à TEC (LETEC). 

Gostou desse conteúdo? Tem mais dúvidas relacionadas a Tarifa Externa Comum (TEC)? Não se preocupe! A Linkmex atua diretamente nas operações de comércio exterior e trabalha com uma equipe de profissionais qualificados que dão total suporte às operações de importação e exportação do seu negócio.

Entre em contato com a gente para saber como podemos te ajudar!

 

Tarifa Externa Comum (TEC)

Os comentários estão encerrados.