pt en es

Blog

Conheça as vantagens de importar de países do Mercosul

Muitos não conhecem as inúmeras vantagens de se importar mercadorias de países integrantes do Mercosul. Entretanto, os benefícios são muitos! Atingindo, inclusive, os custos e tributos.

Entre as muitas vantagens, estão a redução de impostos, de gastos, de espera e de preços. A proximidade entre os países, os benefícios fiscais e a diversidade de produtos tornam possíveis esses benefícios. Assim, pode ser uma forma de atingir uma alta produtividade e uma competitividade exclusiva.

Confira os principais benefícios que importar de países do Mercosul podem trazer para o seu negócio.

1) FUGA DO DÓLAR

Com a constante flutuação do dólar, muitas pessoas desistem de comprar dos grandes polos comerciais do mundo, como os Estados Unidos e China, por exemplo. Por isso, importar de países latino-americanos pode ser a solução para o seu negócio, pois as transações são feitas em moeda local.
As variações cambiais dos países membros costumam ser bem menores do que as dos EUA, fazendo com que existam mais compras econômicas.

2) IMPOSTOS REDUZIDOS NO MERCOSUL

A importação de produtos vindos do Mercosul é praticamente nula ou isenta de taxas alfandegárias. Isso raramente acontece com outras nações e, por isso, isso resulta em ações comerciais ainda mais econômicas.

3) POSSIBILIDADE DE COMPRAS DIVERSAS

Mesmo com comentários contrários sobre o assunto, o Mercosul oferece a quem o procura para importar produtos de diversos setores, desde eletrônicos até roupas. Essa vantagem consta principalmente quando os países escolhidos para fazer as compras são Chile e Paraguai.

4) MENOR TEMPO LOGÍSTICO

Sabe aquela preguiça em comprar alguma coisa em sites chineses e ter que esperar meses para chegar? Importando de países do Mercosul esse tempo será reduzido.

Como as nações do bloco são vizinhas do Brasil, as entregas acontecem com mais agilidade e segurança. Além disso, a logística de transporte geralmente é feita por rodoviária, o que torna o frete mais barato.

Se você ainda não tiver realizado importação de países do Mercosul, o recomendado é fazê-la em pequenas quantidades e sempre depois da simulação do valor total.

Com isso, poderá verificar se a transação realmente supriu suas necessidades e evitar o aumento de cobrança de impostos.

Dúvidas de como importar do Mercosul? Entre em contato com a nossa equipe de
especialistas!

Por Julia Onorato

Artigos relacionados