Packing list: cuidados necessários para gerar o documento

Para trabalhar com comércio exterior, seja importação ou exportação, alguns documentos são necessários para dar seguimento a vários processos. Dentre eles está o packing list.

Na gestão dos processos logísticos, ele tem um papel importante, já que discrimina a carga que está sendo embarcada ou desembarcada de forma bem detalhada.

Decerto, isso facilita o processo de embarque e desembarque, localização de mercadorias e conferência da fiscalização, dando mais rapidez à operação. A otimização do tempo é essencial quando falamos em logística.

Por isso, neste artigo vamos falar sobre o Packing List, de que forma é feita sua emissão e quando ele é, necessário. Continue a leitura para saber mais.

 

O que é Packing List

Também conhecemos Packing List como romaneio de carga. Ele é um documento que discrimina todos os produtos que serão importados ou exportados de forma detalhada ou até mesmo cada parte fracionada.

Embora não haja um padrão seguido por este documento, geralmente constam informações como identificação do produto, quantidade de embalagens, marcação e identificação por ordem numérica, dimensões dos produtos, peso bruto e líquido, dentre outras.

Ao contrário de outros documentos como Fatura Comercial e Proforma Invoice, no Packing List não há informação de dados financeiros. Ele diz respeito apenas ao processo logístico.

 

Função do Packing List ou romaneio de carga

É através do Packing List ou romaneio de carga que as pessoas com envolvimento na operação logística sabem quais as medidas que precisam considerar durante o embarque e desembarque da mercadoria.

É o documento que informa como a carga está acondicionada e ajuda na escolha dos equipamentos necessários para transportar a mercadoria de forma mais adequada, sem que isso interfira na sua integridade.

Um Packing List feito da forma correta também pode ser de grande ajuda no processo de conferência, já que possibilita que ele seja feito por amostragem, sem que haja necessidade de inspecionar todos os volumes.

 

Como gerar 

O próprio exportador preenche o documento referente ao romaneio de carga, uma vez que ele possui todas as informações sobre a carga e pode fazer essa tarefa de forma bem detalhada.

Alguns softwares com a função direcionada para a gestão logística já possuem uma ferramenta capaz de auxiliar no preenchimento desse documento. Isso é possível por, justamente, integrarem todas as informações da operação.

Esse tipo de tecnologia torna o processo mais rápido e com menos chances de erro, pois é auxiliado por robôs que permitem uma automatização, reunindo as informações em questão de minutos.

Vale lembrar que o Packing List deve acompanhar outros documentos, como a Fatura Comercial e o Conhecimento de Transporte. Todos devem ser apresentados, a fim de evitar atrasos na liberação da carga.

 

Cuidados na emissão do Packing List

Como dissemos anteriormente, qualquer erro no preenchimento das informações do Packing List pode causar atrasos no processo logístico. E muitos deles são bem comuns de acontecer.

Com relação aos dados do importador/exportador, em muitos casos, os dados ficam incompletos ou aparecem divergências entre o Packing List e a Fatura Comercial ou outros documentos de importação.

A data de emissão e a numeração de referência não podem faltar no documento, além de informações detalhadas sobre as mercadorias como, descrição, quantidade, volume do produto e identificação da embalagem.

É importante identificar os volumes de forma sequencial, informando também o número deles. Pode haver prejuízos na conferência física dos produtos se não tiverem identificação de marca.

 

 Situações em que o documento está inserido

Quando se trata de um processo de exportação, é preciso apresentar o documento de Packing List após o carregamento da mercadoria, mas também antes de iniciar o despacho aduaneiro.

No caso de importação, o documento também é necessário após o carregamento, mas também antes da emissão do contrato de transporte feito pelo transportador e pelo embarcador.

Esse tipo de contrato chama-se Bill of Lading (BL) e é utilizado no caso de transporte marítimo. Nele, estão contidas as condições de contrato e ele tem validade de um título de crédito.

O romaneio de carga deve ser enviado ao importador, além disso, deve ser escrito no idioma do seu país ou em Inglês. São necessárias 3 vias originais e cópias somente no caso de necessidade.

Nas situações em que haja a sua obrigatoriedade, caso o Packing List não seja apresentado, o importador deverá pagar uma multa de R$ 500, que está prevista no art. 728 do Regulamento Aduaneiro.

Para que a sua gestão logística aconteça de forma estratégica, o Packing List, bem como outros processos relativos ao comércio exterior, deve ser realizados cuidadosamente.

A Linkmex conta com uma equipe de consultores especializados que podem oferecer assessoria completa, incluindo a análise e preparação da documentação necessária para sua importação ou exportação. Quer mais informações? Entre em contato conosco!

 

packing list

Os comentários estão encerrados.