Pagamentos internacionais e fechamento de câmbio no comércio exterior

Qualquer operação de comércio exterior, seja de importação ou exportação de bens, envolve negociações em moedas estrangeiras e fechamento de câmbio. No Brasil, no entanto, o governo não permite a livre circulação dessas moedas.

Assim, diante da necessidade de estabelecer relações comerciais entre diferentes países, foram criadas as operações de câmbio. Por aqui, essas transações são realizadas com a intermediação de bancos e instituições financeiras autorizadas e com regulamentações e controles cambiais definidos pelo Banco Central.

Fechamento de câmbio, cobertura cambial, cartas de crédito, contrato de câmbio, hedge, SWIFT. Conhecer sobre o funcionamento das modalidades e operações de câmbio e como elas afetam suas importações e exportações pode fazer toda a diferença na tomada de decisão e na lucratividade de sua empresa.

Se você quer saber mais sobre o assunto, acompanhe este artigo. 

 

O que é fechamento de câmbio?

Como mencionado anteriormente, a circulação de moeda estrangeira não é permitida no Brasil. Então, como forma de viabilizar a circulação de moedas entre os países e possibilitar operações comerciais como importação e exportação, foram criadas as operações de câmbio.

Em regra, todas as operações de importação e exportação são realizadas com cobertura cambial, ou seja, envolvem a remessa ou recebimento de recursos do exterior, como forma de pagamento à apropriação de um bem.

Para pagar por uma importação ou receber por uma exportação, é necessário realizar uma parte essencial dos processos do comércio exterior, o fechamento de câmbio.

O fechamento de câmbio é o processo de conversão de divisas estrangeiras. Essa operação só pode acontecer por meio de instituições financeiras que são autorizadas pelo Banco Central do Brasil (Bacen), podendo ser bancos ou corretoras de câmbio.

Portanto, quando uma empresa brasileira faz uma exportação, a moeda estrangeira recebida como pagamento pela mercadoria deve ser convertida em moeda nacional, através de sua venda.

Da mesma forma, quando uma empresa brasileira vai importar algum produto, ela tem que vender a moeda nacional para comprar a estrangeira e poder pagar pela mercadoria.

 

Etapas do fechamento de câmbio

O fechamento de câmbio deve ser realizado em três etapas: negociação, contratação e liquidação. As empresas que fazem operações de comércio exterior precisam entender bem cada uma delas.

A contratação ocorre quando a moeda estrangeira é convertida em moeda nacional ou o contrário. Essa transação só pode ser feita por uma instituição autorizada.

Para dar início ao processo, a empresa deve realizar seu cadastro no banco ou agência escolhida, apresentando documentos que contenham algumas informações do negócio.

Em seguida, entrega as documentações necessárias para solicitar a remessa ou recebimento do valor que foi negociado pela mercadoria, sendo que a remessa ocorre no caso de importação e o recebimento em caso de exportação.

A negociação da taxa de câmbio ocorre depois que a documentação passa por uma conferência. Esses documentos podem mudar de acordo com o prazo de pagamento que foi estipulado entre o cliente e fornecedor.

Depois disso é feito o contrato de câmbio, documento onde é informado tudo sobre a importação ou exportação para, em seguida, ocorrer o débito ou crédito do valor negociado nessas transações.

Quando o dinheiro é creditado na conta da empresa que solicitou remessa ou recebimento e ocorre a liquidação do câmbio, entende-se que a transação está concluída.

Durante essa etapa do fechamento de câmbio, o agente autorizado que realizou a operação deve emitir um código SWIFT, que identifica a instituição que fez a transferência do dinheiro.

O mercado financeiro e de câmbio oferece muitos riscos pelas altas oscilações. Como forma de reduzir o risco de prejuízos com as variações do dólar em importações e exportações, criou-se o hedge cambial, um instrumento para assegurar os preços de determinados ativos para compra ou venda futura.

Sua finalidade é cobrir as transações realizadas quando houver diferenças nas cotações da moeda e garantir a fixação dos valores que a empresa deseja pagar ou receber em uma determinada operação.

O hedge é como um “seguro”, uma operação de cobertura para proteger as empresas contra as grandes oscilações cambiais, proporcionando mais segurança nas negociações.

 

Outras denominações importantes

Para que a sua empresa consiga realizar o fechamento de câmbio com eficiência e sem maiores dificuldades, é preciso entender algumas denominações como: taxa de câmbio, contrato cambial e cotação.

A taxa de câmbio é o preço da moeda estrangeira, comparado ao valor que a moeda nacional apresenta naquele momento. Nas operações entre empresas e países estrangeiros ela é regida pelo câmbio comercial.

O Banco Central não estipula um valor fixo sobre a taxa de câmbio, então os agentes credenciados podem fazer essa definição de acordo com a cotação, podendo negociar com seus clientes.

Por isso, é importante ficar atento à cotação, pois podem acontecer variações cambiais de um agente para o outro. Assim, a empresa pode acabar pagando mais em algumas operações, dependendo da instituição que escolheu.

Já o contrato de câmbio, instrumento firmado entre o comprador e o vendedor de moeda estrangeira, é algo que pode ser comparado a uma nota fiscal e é um documento muito importante para que o importador consiga a liberação da mercadoria.

É através do contrato de câmbio que são estabelecidas as características e as condições, como moedas envolvidas e taxa de câmbio negociada, sob as quais se realiza a operação de câmbio.

 

Modalidades de pagamento

Os pagamentos de operações com cobertura cambial acontecem quando uma empresa importadora envia uma remessa ao exterior para pagar pela mercadoria. Podem ser feitos de três formas:

Na modalidade de pagamento antecipado, a mercadoria que será importada já é paga antes que ela saia do país de origem e, por isso, envolve alguns riscos.

O pagamento à vista é feito assim que a carga sai do país de origem, mas antes de chegar ao seu destino. O importador só pode recolher a mercadoria depois de ter feito o pagamento.

Na modalidade de pagamento à prazo, o pagamento é feito depois que a mercadoria chega no país de destino. O banco entrega a documentação ao importador e ele liquida a dívida conforme os vencimentos negociados.

Para garantir a segurança em suas operações de câmbio, é indispensável contar com uma empresa que ofereça gestão competente em importações, exportações e desembaraço aduaneiro. Com a Linkmex, sua empresa conta uma equipe especializada e preparada para otimizar seus processos e aumentar a rentabilidade do seu negócio, evitando perdas nas variações cambiais. Entre em contato conosco!

 

fechamento de câmbio

Os comentários estão encerrados.