Vantagens de importar por Trading Company

Na busca por preços mais atrativos, muitos empresários recorrem à importação de produtos para a revenda no Brasil, diminuindo custos.

Contudo, uma decisão que parece ser o sonho de qualquer empreendedor pode se tornar um grande pesadelo.

Isso porque, a atividade não é tão simples como parece, já que os trâmites no país possuem exigências extremamente burocráticas.

Só para exemplificar, um estudo feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostrou que as importações brasileiras estão sujeitas a 72 obrigações controladas por 16 órgãos do governo. O que resulta em um impacto de 56% nas compras. 

Nesse contexto, empresários enfrentam problemas ao tentar fazer importações por conta própria, sem a ajuda de uma trading company. Esse tipo de empresa, atua como facilitadora nesse processo.

Você sabe como importar por uma trading company? Leia esse artigo e entenda o que são as trading, quais demandas atendem e as vantagens de importar por essas empresas.

 

Entenda o que é e como funciona

As trading companies são empresas que atuam como intermediadoras no processo de importação.

Com essa finalidade, elas tratam de verificar as exigências de cada uma das operações, conhecem os processos de despacho e desembaraço, assimilam a complexa legislação aduaneira e efetuam negociações bem sucedidas.

As trading possuem profissionais especializados no ramo do comércio exterior, simplificando e agilizando as importações entre compradores e fornecedores, com consultoria e assessoria para seus clientes.

Solicitar o serviço de uma dessas empresas resulta em mais economia do que implantar um núcleo de importação no negócio. Sem falar no bem-estar que proporciona, poupando o cliente das demandas exaustivas que precisam ser atendidas.

Entre as opções de importações disponíveis, as mais comuns são a importação por conta e ordem e a importação por encomenda.

No primeiro tipo, a empresa que fez a compra e fechamento de câmbio passa a ser o adquirente da mercadoria, enquanto a trading company é descrita como importadora.

Para esse tipo de operação, ambas as empresas precisam do RADAR (Registro e Rastreamento de Atuação dos Intervenientes Aduaneiros) para que o despachante aduaneiro possa vincular o processo no SISCOMEX (Sistema Integrado de Comércio Exterior).

Já na importação por encomenda, a trading company é descrita como importadora, utilizando seus próprios recursos financeiros para fechamento de câmbio no momento do despacho aduaneiro.

No primeiro tipo não ocorre incidência dupla de tributações. Por outro lado, optando pela segunda opção, a empresa não precisa usar o próprio limite de importação no SISCOMEX.

 

Trading Company x Comerciais Importadoras

Os conceitos entre trading company e empresas comerciais importadoras são confundidos.

Embora as duas modalidades trabalhem com operações de importação e exportação, há diferenças na certificação.

Enquanto a primeira possui o Certificado de Registro Especial, a segunda é habilitada na Receita Federal.

Mesmo oferecendo os mesmos serviços, as trading companies são mais bem-vistas em operações de tratativas com grandes multinacionais, devido ao certificado que possuem.

 

Vantagens de importar por uma Trading

Muitas empresas desistem do processo de importação devido às burocracias que sabem que irão enfrentar. Entretanto, é possível continuar com esse planejamento sem dificuldades, aproveitando as vantagens de importar por uma trading. São elas:

     – Foco no seu negócio: contratar uma trading permite que você esteja 100% focado em seu negócio, sem precisar montar uma equipe especializada e gastar energia e dinheiro para atender as exigências.

     – Segurança e seriedade: visto que é constituída como uma sociedade anônima (S/A).

     – Domínio dos processos: por ter uma equipe especializada, a trading company saberá conduzir a importação evitando erros, frustrações e multas exorbitantes. Ainda possui a garantia de chegada do pedido ao destino, já que conta com o desembaraço simplificado das cargas diretamente nas fronteiras.

     – Benefícios fiscais: essas empresas dispõem de benefícios fiscais, como a redução de ICMS, diminuindo o custo da importação, o que torna o processo ainda mais rentável.

    – Melhor comunicação: as tradings possuem experiência e muito conhecimento no mercado externo, o que facilita a comunicação durante o processo, além da possibilidade de assessorar os clientes em negociações internacionais e busca de fabricantes / parceiros no exterior.

Deu para perceber que importar com uma trading company proporciona uma série de vantagens financeiras e tranquilidade.

E você, quer reduzir seus custos na importação sem frustrações? Com conhecimento e experiência em comércio exterior, tributação, logística e tecnologia, a Linkmex possui a melhor solução para sua empresa.

Entre em contato conosco e ganhe um estudo personalizado da sua operação! Estamos te esperando! 

 

importar por trading company

Os comentários estão encerrados.