5 dicas de como importar com mais eficiência e agilidade

A alta do dólar, a guerra na Ucrânia e as diversas instabilidades internacionais que estamos vivenciando impactam diretamente nos resultados e na competitividade das empresas importadoras. Portanto, importar com agilidade e eficiência é essencial para evitar perdas de vendas e redução da lucratividade do seu negócio.

E, com a transformação digital atual, é cada vez mais possível encontrar formas de diminuir os custos e aumentar a competitividade, importando de forma ágil e orientada e entregando experiências positivas ao seu cliente.

Confira a seguir as 5 dicas para quem deseja importar com mais agilidade e eficiência!

 

Como importar com agilidade e eficiência

1. Mapeamento dos processos

Para aumentar a agilidade e eficiência, o mapeamento das etapas do processo e das tarefas envolvidas na importação deve ser feito com antecedência e com o auxílio de diferentes áreas da empresa, como Operacional, Financeiro, Administrativo, Vendas, entre outros.

Pequenos erros em documentações, por exemplo, podem causar enormes atrasos na liberação das mercadorias e gerar custos extras não previstos. Portanto, padronizar procedimentos pode ser uma ótima forma de evitar falhas que podem gerar prejuízos e identificar os responsáveis por cada etapa do processo.

A legislação e as regulamentações no comércio exterior são alteradas com grande frequência e é necessário, de tempos em tempos, revisar os procedimentos, a fim de garantir que os processos estejam de acordo com as exigências legais e regras vigentes. 

Essa revisão é importante para identificar potenciais falhas e elaborar planos de prevenção e mitigação dos problemas.

Contar com a ajuda de uma empresa especializada em processos de importação e desembaraço aduaneiro, como a Linkmex, pode ser de grande valia, uma vez que permite que a empresa foque apenas em seu core business e não perca mais tempo com processos paralelos.

2. Controle financeiro e fiscal

Os custos da importação de uma mercadoria devem ser calculados de forma a possibilitar uma análise cuidadosa da viabilidade financeira e do investimento de dinheiro e tempo necessários para o projeto.

Uma simulação deve abranger todos os custos da operação, como impostos federais e estaduais, gastos aduaneiros, custo do produto e tempo de retorno do investimento. 

Na hora da importação, é importante ter controles financeiros e fiscais que garantam que o que está planejado no estudo seja executado de forma eficaz, sem afetar o custo das mercadorias importadas e sem adversidades.

3. Otimização do processo logístico

Otimizar o processo logístico pode envolver a melhoria de várias etapas da operação de importação. Um estudo completo e minucioso do processo, a análise de diferentes modais de transporte e a escolha dos melhores portos e aeroportos para garantir as melhores condições de entrega, podem trazer importantes ganhos de qualidade e eficiência (melhoria geral dos processos de distribuição, redução de custos e erros na operação, aumento da capacidade de adaptação do processo).

Esse conhecimento pode criar grande vantagem competitiva em relação aos concorrentes.

Equipes que sabem analisar informações e dados e encontrar soluções para os problemas, são necessárias para manter a eficiência em um processo de melhoria contínua.

Existem muitas formas de reduzir os custos de operação do negócio, incluindo utilização de benefícios fiscais, negociação com fornecedores internacionais, terceirização de serviços logísticos, monitoramento de KPIs etc.

4. Qualificação de fornecedores internacionais

Outra forma de importar com mais eficiência e agilidade é encontrar os fornecedores internacionais certos para o seu negócio. 

Um fornecedor que, além de oferecer produtos de qualidade, se compromete com a entrega das informações da carga e das documentações preenchidas corretamente e dentro de um prazo razoável, pode fazer toda a diferença na hora do desembaraço aduaneiro, evitando, por exemplo, parametrização em canal vermelho.

O preparo documental e técnico com respostas rápidas para possíveis entraves alfandegários é importantíssimo.

Ter parceiros que constantemente cometem erros na documentação ou demoram demais para encaminhar as informações necessárias pode causar atrasos e prejuízos desnecessários para a sua empresa. 

5. Automação dos processos

Por fim, a melhor forma de garantir eficiência e agilidade às suas importações é através da automação dos processos. Uma vez determinadas as etapas e tarefas, é importante automatizá-las, evitando a recorrência de erros e a potencialização de riscos. 

Com a Linkmex, suas operações de importação podem ser otimizadas e acompanhadas em tempo real.

Nós contamos com o melhor e mais completo software de comércio exterior. Eficiente e ágil no controle dos processos, ele é um importante aliado para dinamizar e automatizar o departamento operacional e oferecer gerenciamento total de todas as etapas dos seus processos de importação.

Com ele, você tem acesso a todas as informações gerais e relevantes, além de notificações automáticas em cada etapa de seus processos. Assim, seu negócio pode alcançar um novo nível de precisão, conformidade e eficiência, com redução de tempo e custos nas operações.

Se você quer dar mais eficiência e agilidade aos seus processos de importação e ainda reduzir seus custos operacionais, conte com a Linkmex para te ajudar. Desenvolvemos um modelo de gestão celular dos processos de importação e exportação que possibilita atendimento personalizado e assessoria técnica especializada desde o início da operação. Entre em contato conosco!

importar com agilidade

 

Os comentários estão encerrados.