Blockchain: benefícios para a logística internacional

Em primeiro lugar, devemos entender o conceito de blockchain e seu contexto hoje, para então entender as vantagens que sua aplicação traz para a Logística.

O blockchain é uma tecnologia com grande potencial de investimento. No setor de logística, seu objetivo é atender às demandas de segurança e confiabilidade dos dados, rastreabilidade e otimização de processos, melhorando assim a relação entre as empresas envolvidas na gestão de transporte.

A tecnologia do blockchain é tão promissora que alguns gigantes já estão testando iniciativas incríveis.

Neste artigo, vamos te explicar o que é o blockchain, como ele funciona e os seus principais benefícios. Acompanhe a leitura para saber mais!

 

O que é Blockchain?

Blockchain se trata de uma tecnologia de banco de dados distribuído que mantém registros de informações digitais de forma transparente, segura e opera sem um corpo controlado centralmente. Ele foi inventado por Satoshi Nakamoto como um método para contabilizar a moeda virtual Bitcoin. 

Sua tecnologia é comumente usada para verificar transações de moeda digital, codificar e inserir virtualmente qualquer documento no blockchain, criando um registro que não pode ser alterado. 

Para saber a autenticidade do registro, toda a comunidade pode verificar utilizando o blockchain, ao invés de apenas uma autoridade centralizada.

Se pensarmos em usar essa tecnologia na logística, ela viabiliza que o processo seja totalmente virtual, sem a necessidade de nenhum referencial físico. Ou seja, essa tecnologia possibilita que as ações estejam visíveis para todos, o que garante dados reais. 

Além de trazer muitos benefícios de eficiência, se trata de uma rede que conecta vários atores do mercado.

 

Como funciona?

Entender como o Blockchain funciona, é fundamental para saber utilizá-lo. Esse mecanismo viabiliza a validação de dados com um processamento de rede distribuído em computadores privados e públicos. 

Na prática, não há a intervenção de um órgão regulamentador, toda a transação de ativos online é realizada apenas entre dois ou mais agentes. 

Sem contar, que só existe troca e validação de informação se houver consenso entre as partes envolvidas. 

No caso de uma transação, cada agente terá um código criptografado e a transferência só vai acontecer quando houver a junção dos dois ou mais códigos, montando o bloco de informação.

O processo ocorre em 5 etapas:

  1. Início da transação: quando dois agentes iniciam a troca de dados;
  2. Criação do bloco: a transferência é agrupada e entra na rede de cadeia de computadores compartilhados;
  3. Verificação: é definido um conjunto de regras para os computadores participantes avaliarem e calcularem a transação. A verificação só acontece após um consenso entre os envolvidos.
  4. Criptografia: o bloco verificado é criptografado e gravado.
  5. Execução: a transferência é realizada entre as partes envolvidas.

A principal finalidade do Blockchain é a otimização dos processos de atividades que são feitas online. Além disso, traz mais segurança para os processos, já que os códigos usados nas transações são complexos, fazendo com que a transferência possa até ser irreversível. Isso evita possíveis fraudes nas informações.

Por ser uma transação de um ativo online que é feita apenas entre dois ou mais agentes, sem intervenções de órgãos regulamentadores, esse mecanismo tem ganhado muita importância no mundo dos negócios. Além é claro de trazer mais eficiência, credibilidade, agilidade e transparência para o processo.

 

Benefícios do Blockchain para a logística

Algumas organizações ainda têm uma certa resistência em investir nesta nova tecnologia. 

Afinal, se trata de uma novidade e poucas pessoas conhecem e entendem sobre o Blockchain. Ele ainda está sendo estudado pelo mercado, para entender as suas aplicações.

Ter a tecnologia do Blockchain pode trazer algumas vantagens competitivas ao seu negócio. 

Por isso trouxemos alguns dos seus principais benefícios:

  • Transparência para os agentes envolvidos nas transações;
  • Redução de custos, por se tratar de um sistema autossuficiente, que não depende de um servidor central;
  • Permite verificar a origem e a autenticidade dos suprimentos que fazem parte de cada momento da cadeia de produção;
  • Melhora a negociação entre as empresas, dando transparência e autonomia as transações;
  • Diminui o risco de fraude, já que, com as informações de identificação em uma estrutura de blockchain, apenas os participantes da rede têm permissão para validar cada etapa da transação;
  • Rastreamento de transportes e monitoramento relativos à segurança dos produtos e dos funcionários.

Com tantos benefícios, estima-se que essa tecnologia se torne a mais usada pelo setor de logística nos próximos anos, permitindo que todos os seus processos sejam automatizados e regulamentados.

Você já pensou em como o Blockchain pode ser usado na sua empresa? Tem alguma dúvida? Então entre em contato conosco. A Linkmex tem uma equipe de profissionais capacitados apenas esperando o seu contato.

 

blockchain

Os comentários estão encerrados.