Como funciona a logística 4PL na cadeia de suprimentos internacional?

A terceirização da cadeia logística (também conhecida como 3PL, ou Third-party Logistics), ou seja, a contratação de serviços terceirizados para gerenciar as várias funções da cadeia de suprimentos, como armazenagem, gerenciamento de estoque, distribuição e transporte, já é bastante conhecida das empresas que atuam com mercadorias. Com a evolução digital e as mudanças no comportamento do consumidor, tem ficado cada vez mais evidente a necessidade da quarteirização logística (4PL) nas empresas que possuem operações de importação e exportação.

A logística 4PL (Fourth-party Logistics) representa um nível superior na gestão da cadeia de abastecimento – que possui diversos participantes envolvidos nas operações, além de diversas etapas pelas quais a carga tem que passar até chegar nas mãos do consumidor final – pois atua como uma torre de controle que supervisiona todos os prestadores de serviços: armazéns, empresas de transporte, despachantes aduaneiros, etc.

Saber qual é o melhor modelo depende da complexidade da cadeia de suprimentos e dos objetivos estratégicos de cada empresa, bem como da origem das mercadorias e da gestão do setor.

Neste artigo, vamos entender como funciona a logística 4PL na cadeia de suprimentos internacional. Acompanhe!

 

O que é logística 4PL?

A logística 4PL é a quarteirização da cadeia de abastecimento, cujas responsabilidades são transferidas para uma empresa terceirizada que cuida dos processos desde a coleta da mercadoria na origem, até a chegada no destino final e, em alguns casos, faz até modificações no produto, como aplicação de rótulos, por exemplo.

Ou seja, a logística 4PL é oferecida por uma empresa independente que estabelece um contrato de longo prazo entre o cliente principal e os parceiros e também atua como uma interface entre esse cliente e os vários fornecedores de serviços logísticos, administrando todos (ou a maioria) os aspectos da cadeia de suprimentos do cliente.

Desde a era da terceirização, na década de 1980, empresas 3PL, tanto nacionais quanto internacionais, tornaram-se uma tendência no Brasil. Isso permitiu que seus clientes pudessem focar em seu negócio principal, já que a função de gerir a cadeia de suprimentos estava terceirizada e portanto, era de responsabilidade dos operadores.

Já a logística 4PL é uma evolução desse processo, no qual a empresa contratada escolhe os fornecedores com base na melhor combinação de valor e serviço, supervisiona suas atividades, monitora todos os processos, tornando-se o ponto focal da cadeia de suprimentos.

 

Diferença entre 3PL e 4PL

Entre as principais diferenças encontradas estão:

  • Enquanto a logística 3PL está mais focada nas operações diárias, a logística 4PL tem mais funções de integração e otimização;
  • A logística 3PL é mais voltada para as operações, já a logística 4PL busca criar uma relação estratégica de alto nível;
  • Enquanto a logística 4PL tem uma integração entre os pontos de contato para a cadeia de suprimento e assume os processos de transportadores, armazéns e outros, a logística 3PL não faz essa administração total.

Mas como essas diferenças se aplicam em diferentes indústrias?

  • Medicamentos

Além de ajudar a otimizar a entrega do centro de distribuição para as filiais, uma empresa de logística 4PL gerencia requisitos complexos de plantão, reduz custos de estoque e pode desenvolver uma rede de centros de estoque para armazenar estoque hospitalar e centros de saúde, eliminando custos de envio.

  • Rural

Com a logística 4PL, os itens comumente usados ​​podem ser implantados em pequenos centros de distribuição para uma resposta rápida a um custo mais baixo. Desenvolver uma base de itens pedidos e estoque e assumir o controle da cadeia de suprimentos por meio da administração de depósitos e sistemas descentralizados que fornecem visibilidade e melhoram os níveis de serviço e tempo.

  • Varejo

Uma empresa de logística 4PL pode elaborar uma estratégia para melhorar o tempo de envio e a necessidade da demanda com uma visão estratégica, criando uma rede eficiente em todas as plataformas e visibilidade para atribuir e reabastecer o estoque sob demanda, independentemente do local.

 

Vantagens da logística 4PL

A logística integrada que um 4PL proporciona traz uma série de vantagens, como por exemplo:

  • Foco na solução dos problemas

No modelo de logística 3PL, as empresas procuram fornecedores separados, e por isso muitas vezes acabam adquirindo serviços e produtos que não são necessariamente ideais para seus negócios.

Por outro lado, um fornecedor de logística 4PL, adota uma abordagem baseada em soluções e voltada para o cliente que abrange toda a cadeia de suprimentos, fornecendo uma solução personalizada e facilitada.

  • Tem um diferencial no gerenciamento

Um dos maiores desafios que as empresas enfrentam é gerenciar vários fornecedores para o mesmo ou diferentes conjuntos de operações. A logística 4PL está envolvida na avaliação do fornecedor e na fase de integração, garantindo que os conjuntos certos de sistemas, processos e métricas estejam em vigor para que as operações em andamento possam ser gerenciadas com eficiência.

  • Tecnologia

As operações de importação e exportação são conhecidas por sua complexidade e burocracia. Cada transação envolve a participação de vários intervenientes como despachantes, armadores, seguradoras, entre outros. Assim, para realizar as operações do comércio exterior com agilidade e eficiência é necessário contar com soluções tecnológicas que permitam a gestão inteligente das informações e a otimização dos processos. Além disso, rastrear as operações em tempo real também é fundamental para que a empresa tenha previsibilidade e possa realizar o gerenciamento de riscos com eficiência e evitar atrasos ou demurrage.

A Linkmex é uma parceira estratégica, capaz de gerenciar sua cadeia de suprimentos e tornar sua empresa mais competitiva, maximizando os ganhos dessa cadeia com benefícios fiscais, tributários, aduaneiros e financeiros. Entre em contato conosco e conte com uma equipe altamente especializada e pronta para ajudá-lo!

 

logística 4PL

Os comentários estão encerrados.