Quais os prejuízos de uma má gestão financeira na importação?

Uma má gestão financeira na importação pode trazer diversos prejuízos para as empresas que operam no comércio exterior. Na realidade, não importa se estamos falando de importação ou exportação, quando não existem mecanismos de gestão financeira os processos estão fadados ao insucesso.

Quando trazemos para o cenário brasileiro, a importação é um processo bastante burocrático e habitualmente custoso. Nesse cenário, quando há negligência da gestão financeira, a importação tem maiores chances de ter custos adicionais inesperados que podem gerar significativos prejuízos para a empresa e custar sua competitividade ou até sua permanência no mercado.

Ao conhecer o processo de importação de ponta a ponta os gestores podem mensurar com segurança todos os custos, planejando com antecedência os desembolsos para a operação.

Nesse artigo trazemos alguns fatores que podem ajudar a identificar possível má gestão financeira na importação. Assim, tomar medidas corretivas será bem mais fácil.

 

Por que ter uma boa gestão financeira na importação?

Lidar com o comércio exterior é uma prática complexa, que conta com diversas etapas que devem ser bem geridas, a fim de evitar possíveis percalços. Em especial, nas operações de importação, qualquer descuido entre as etapas pode gerar prejuízos financeiros que superam os lucros previstos para o processo.

Compreender todas as etapas do processo de importação é um fator complementar à gestão financeira, porque fará com que a empresa evite surpresas desagradáveis e custosas.

Com um bom planejamento e gestão financeira, sua empresa pode prever com maior assertividade as despesas fixas e variáveis envolvidas nas operações, reduzindo a quase zero os transtornos de não disponibilizar os recursos para pagamentos que geram atrasos e consequentes custos extras.

 

Prejuízos de uma má gestão financeira na importação

A má gestão financeira na importação é capaz de gerar diversos prejuízos para a empresa, tanto de natureza quantitativa quanto qualitativa.

O processo de importação é sem dúvidas uma das formas de gerar mais lucro para as empresas. O problema é que a importação pode se tornar facilmente um prejuízo. Essa situação ocorre quando a má gestão financeira está presente na organização, refletindo na reputação e na credibilidade do importador diante dos diferentes intervenientes do comércio exterior.

Nessa realidade, é imprescindível que absolutamente todas as etapas do processo de importação sejam pensadas na perspectiva do lado financeiro. Ou seja, é preciso contemplar desde os primeiros passos de negociação dos produtos com os fornecedores até a sua entrega final.  

Dessa forma, as atividades de importação da organização podem ser executadas de maneira ampla e eficiente. 

Para ter uma melhor visão das etapas, uma das melhores formas de organização é o uso de sistemas ou conjunto de módulos que proporcionem uma gestão mais clara.

Os principais fatores gerados pela má gestão financeira da importação são:

  • Processos mais lentos

Quando a empresa conta com uma boa gestão financeira na importação, é possível fazer uma prospecção de todos os custos e impostos incidentes no processo. Tendo, dessa forma, tempo para se organizar financeiramente e disponibilizar os recursos necessários no tempo certo.

Do contrário, empresas que contam com uma má gestão financeira na importação não conseguem concretizar o pagamento de todos os tributos referentes à operação.

Com isso, todo o processo é atrasado,  a mercadoria não é nacionalizada e, consequentemente, não é liberada ao importador.

  • Necessidade de armazenagem extra

Atrasos nas etapas de pagamento de impostos e registro da DI (Declaração de Importação) ou DUIMP (Declaração Única de importação) geram diversos custos extras. Entre eles, a necessidade de armazenagem extra.

Com esses atrasos, é necessário alocar por mais tempo a mercadoria em recinto alfandegado, o que representa mais custos para essa importação e mais tempo para a liberação da carga.

Muitas vezes um único dia ou algumas horas podem fazer toda a diferença na variação do período de armazenagem, já que o valor original pode acabar sendo multiplicado.

  • Condições de frete comprometidas

O frete internacional é mais um fato gerador de grande estresse, tendo em vista a dependência de muitas variáveis, como rotas, disponibilidade de navios, contêineres e voos.

Nessa realidade, quanto mais célere for o processo de liberação financeira, mais eficiente será o processo.

Quando a empresa tem uma má gestão financeira na importação é provável que ocorra a perda dos prazos para pagamentos combinados com os agentes logísticos fazendo com que a carga fique em rolagem por longos períodos ou tenha bookings cancelados.

  • Comprometimento com o prazo dos Regimes Aduaneiros Especiais e Benefícios

Tendo em vista que a importação também pode estar sujeita a Regimes Aduaneiros Especiais – como Admissão Temporária, Drawback, RECOF SPED, Reporto, entre outros, que são exceção à regra geral de aplicação de impostos exigidos na importação de bens estrangeiros -, o planejamento e controle financeiro é de extrema importância.

Quando o processo não é realizado da maneira correta, vários tipos de punições podem ser aplicadas nas etapas da importação.

Por isso, é essencial controlar os Atos Concessórios (AC), pagar corretamente os impostos conforme o exercício devido e respeitar os prazos pré-determinados para que a legislação aduaneira seja cumprida e sejam evitadas multas.

Ao perder os prazos a sua empresa pode ter sérios problemas financeiros e de fluxo de caixa, além de gastos extras com impostos não esperados para o processo.

Além disso, não podemos nos esquecer que a própria variação cambial pode afetar significativamente os custos finais da importação e causar prejuízos.

 

Conclusão

Como você pôde notar, a gestão financeira na importação é extremamente importante para ter um processo menos custoso e entregue no prazo previsto.

Com o auxílio de uma consultoria especializada em comércio exterior é possível evitar problemas e transtornos que podem gerar significativos prejuízos à sua empresa, garantindo maior segurança aos seus processos e total conformidade com a legislação vigente. E a Linkmex pode ajudá-lo!

Entre em contato conosco e saiba como realizar de forma correta todo o procedimento relacionado a importação de mercadorias!

Desenvolvemos um modelo de gestão celular dos processos de importação e exportação que possibilita atendimento personalizado e assessoria técnica especializada desde o início da operação.

Má gestão financeira na importação

Os comentários estão encerrados.