Você conhece as modalidades de Exportação de Serviços?

A globalização avançada derruba obstáculos para a interação social e comercial entre países do mundo. Assim, aparece a oportunidade de exportar serviços, que oferece diversas possibilidades para o seu negócio. Para saber mais, continue lendo este artigo! 

Com o mercado, cada vez mais, concorrido e competitivo, é comum, assim como produtos físicos, que os serviços também recebam demandas de exportação entre os países. Para atender a estas demandas e entender, de fato, o que é a exportação de serviços, é preciso ter bem definido o que é um serviço. 

Serviços são atividades não físicas, que não podemos ver ou tocar, intangíveis. Ou seja, seu pagamento é feito por um residente fora do território aduaneiro nacional, independendo de onde ele ocorre na prática. 

 

Principais modalidades de exportação de serviços

Existem quatro modalidades distintas na exportação de serviços. Entenda abaixo: 

 

  • Serviços transfronteiriços de exportação

 

O próprio serviço cruza a fronteira, sem pessoas se deslocarem pelos territórios. O prestador de serviços não estabelece presença no país onde o serviço é consumido, ou seja, ele não se move. 

Os serviços mais comuns que utilizam essa modalidade são: softwares ou programas de computadores enviados via internet; projetos e documentos enviados via correio ou via internet; call center; treinamento, assistência técnica ou aconselhamento feito através de teleconferência ou meios eletrônicos; expedição de mercadorias e serviços bancários.

 

  • Transferência de consumidores estrangeiros no país local

 

Nesse caso, o serviço é consumido por não-residentes de um determinado território. A definição de quem é um não-residente varia conforme a legislação de cada país.

Os serviços mais comuns que utilizam essa modalidade são: turismo; capacitação, assistência técnica e assessorias dedicadas a estrangeiros em territórios locais; serviços de saúde dedicados a estrangeiros.

 

  • Estabelecimento de presença comercial no exterior

 

Nesse caso, é a prestação de um serviço por uma empresa local, no território de outro país, através do estabelecimento de uma entidade jurídica, de acordo com as regras de investimento e operações em curso no país de acolhimento.

Os serviços mais comuns que utilizam essa modalidade são filiais de bancos locais no exterior, agências e filiais de serviços pessoais (agências de viagens, empresas de advogados, entre outros) no exterior.

 

  • Transferência temporária de pessoal

 

Nesse caso, um prestador de serviços local muda-se fisicamente para um país estrangeiro para prover seus serviços.

Serviços mais comuns nessa modalidade: consultorias, assistências técnicas e serviços de capacitação oferecidos por profissionais locais em território estrangeiro; qualquer serviço pessoal prestado por um profissional local em território estrangeiro.

Se você tem alguma dúvida ou sugestão sobre a exportação de serviços, entre em contato com a nossa equipe de especialistas.

 

exportação de serviços

Por Julia Onorato

Os comentários estão encerrados.