Como fazer uma análise de viabilidade de importação?

Muitas empresas consideram a possibilidade de começar a importar, movidos pela ideia de que a importação pode se tornar um grande diferencial competitivo para quem está buscando inovar, melhorar suas atividades e trazer novidades para o seu nicho dentro do mercado brasileiro.

Entretanto, a jornada para iniciar o processo de importação de produtos no país requer alguns passos que precisam ser avaliados com cautela. A análise de viabilidade da importação é o principal deles.

Leia esse artigo para saber mais sobre o que é esse processo, quais são os benefícios e como fazer uma análise de viabilidade de importação satisfatória.

 

O que é uma análise de viabilidade de importação?

A análise de viabilidade é um processo importante que possibilita que uma empresa se planeje antes de iniciar de fato um processo de importação de bens e produtos.

Além de auxiliar no processo de tomada de decisão, essa ferramenta traz diversas vantagens para as empresas, que podem estruturar melhor sua operação, ampliar seus negócios e perceber se valerá a pena ou não investir na importação de determinados produtos.

 

Quais são os benefícios da análise? 

Uma análise de viabilidade de importação oferece diversos benefícios para as empresas que desejam importar. Dentre elas:

  • Redução de riscos e ampliação de mercados

Com uma análise de viabilidade de importação, é possível conhecer diversos mercados e obter um panorama mais preciso sobre os tipos de produtos, os nichos de atuação e os mercados disponíveis, ajudando a empresa em uma melhor tomada de decisão e na redução de riscos.

  • Redução de custos

Com um alinhamento entre o modelo de negócio da sua empresa e os custos envolvidos com o processo de importação, como tarifas e impostos, custos aduaneiros, gastos referentes à emissão de documentos, entre outros, uma análise de viabilidade de importação poderá ajudar a empresa a prever os custos do processo e ajustá-los de acordo com a realidade do negócio, reduzindo assim gastos desnecessários.

  • Otimização do tempo

Tempo é dinheiro, e quanto mais tempo você gasta tentando entender que tipo de produto seria mais viável para o seu negócio, mais gastos sua empresa tem. Assim, uma análise de viabilidade de importação, se bem feita, pode projetar os produtos que melhor se aplicariam ao seu negócio e trariam um bom retorno para suas operações.

 

Como fazer uma análise detalhada?

Antes de mais nada, em uma análise de viabilidade de importação, é preciso levantar algumas questões e definir alguns aspectos com relação ao produto. Então, neste processo, surgem questionamentos como:

  • Qual produto quero importar?
  • Qual é a classificação fiscal (NCM) deste produto?
  • Quem poderá fornecer esse produto de maneira confiável?

Essas são perguntas necessárias para o começo de uma boa análise de viabilidade de importação, pois é a partir dessa etapa que as demais serão construídas.

Outros fatores que surgem a partir do entendimento do produto são relacionados ao mercado, aos custos operacionais e ao processo de logística da importação.

Com uma legislação aduaneira e tributária complexa, o detalhamento de informações logísticas e de armazenamento, assim como, de tributos referentes ao processo, na análise de viabilidade de importação se torna indispensável. 

Então, diante da definição do produto e da identificação da classificação fiscal de mercadorias (NCM) – que é um elemento crucial para os processos de importação no país – , é preciso também verificar se existem regras tributárias ou outras exigências em relação ao produto, que vão requerer por exemplo, uma licença de importação (LI). 

Ficar atento aos custos da operação é fundamental, principalmente pela alta burocracia envolvida nos processos de comércio exterior no Brasil.

Com a definição e classificação do produto e a escolha de fornecedores confiáveis, vale a pena ressaltar também a importância de avaliar o mercado no qual a empresa deseja se inserir, e estabelecer uma modalidade de importação, que melhor se adeque às necessidades do negócio.

Essas modalidades incluem um processo de importação direto ou indireto. Este último, geralmente é feito através de serviços de uma Trading Company, por exemplo.

Essas empresas podem oferecer grandes vantagens aos importadores, como benefício fiscal com redução de ICMS, entre outros.

Assim, a partir da análise de viabilidade de importação estabelecida é possível determinar se uma empresa deverá ou não investir na importação de determinado produto.

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