Muitas empresas consideram a possibilidade de começar a importar, movidos pela ideia de que a importação pode se tornar um grande diferencial competitivo para quem está buscando inovar, melhorar suas atividades e trazer novidades para o seu nicho dentro do mercado brasileiro.
Entretanto, a jornada para iniciar o processo de importação de produtos no país requer alguns passos que precisam ser avaliados com cautela. A análise de viabilidade da importação é o principal deles.
Leia esse artigo para saber mais sobre o que é esse processo, quais são os benefícios e como fazer uma análise de viabilidade de importação satisfatória.
A análise de viabilidade é um processo importante que possibilita que uma empresa se planeje antes de iniciar de fato um processo de importação de bens e produtos.
Além de auxiliar no processo de tomada de decisão, essa ferramenta traz diversas vantagens para as empresas, que podem estruturar melhor sua operação, ampliar seus negócios e perceber se valerá a pena ou não investir na importação de determinados produtos.
Uma análise de viabilidade de importação oferece diversos benefícios para as empresas que desejam importar. Dentre elas:
Com uma análise de viabilidade de importação, é possível conhecer diversos mercados e obter um panorama mais preciso sobre os tipos de produtos, os nichos de atuação e os mercados disponíveis, ajudando a empresa em uma melhor tomada de decisão e na redução de riscos.
Com um alinhamento entre o modelo de negócio da sua empresa e os custos envolvidos com o processo de importação, como tarifas e impostos, custos aduaneiros, gastos referentes à emissão de documentos, entre outros, uma análise de viabilidade de importação poderá ajudar a empresa a prever os custos do processo e ajustá-los de acordo com a realidade do negócio, reduzindo assim gastos desnecessários.
Tempo é dinheiro, e quanto mais tempo você gasta tentando entender que tipo de produto seria mais viável para o seu negócio, mais gastos sua empresa tem. Assim, uma análise de viabilidade de importação, se bem feita, pode projetar os produtos que melhor se aplicariam ao seu negócio e trariam um bom retorno para suas operações.
Antes de mais nada, em uma análise de viabilidade de importação, é preciso levantar algumas questões e definir alguns aspectos com relação ao produto. Então, neste processo, surgem questionamentos como:
Essas são perguntas necessárias para o começo de uma boa análise de viabilidade de importação, pois é a partir dessa etapa que as demais serão construídas.
Outros fatores que surgem a partir do entendimento do produto são relacionados ao mercado, aos custos operacionais e ao processo de logística da importação.
Com uma legislação aduaneira e tributária complexa, o detalhamento de informações logísticas e de armazenamento, assim como, de tributos referentes ao processo, na análise de viabilidade de importação se torna indispensável.
Então, diante da definição do produto e da identificação da classificação fiscal de mercadorias (NCM) – que é um elemento crucial para os processos de importação no país – , é preciso também verificar se existem regras tributárias ou outras exigências em relação ao produto, que vão requerer por exemplo, uma licença de importação (LI).
Ficar atento aos custos da operação é fundamental, principalmente pela alta burocracia envolvida nos processos de comércio exterior no Brasil.
Com a definição e classificação do produto e a escolha de fornecedores confiáveis, vale a pena ressaltar também a importância de avaliar o mercado no qual a empresa deseja se inserir, e estabelecer uma modalidade de importação, que melhor se adeque às necessidades do negócio.
Essas modalidades incluem um processo de importação direto ou indireto. Este último, geralmente é feito através de serviços de uma Trading Company, por exemplo.
Essas empresas podem oferecer grandes vantagens aos importadores, como benefício fiscal com redução de ICMS, entre outros.
Assim, a partir da análise de viabilidade de importação estabelecida é possível determinar se uma empresa deverá ou não investir na importação de determinado produto.
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