Importação Aérea: o que você precisa saber?

Para quem busca enviar mercadorias com agilidade, rapidez e segurança no manuseio dos produtos (principalmente de cargas sensíveis), o serviço de importação aérea é uma ótima alternativa.

Em comparação com outras modalidades, como marítimo e rodoviário, esse é um serviço em que o tempo de trânsito da carga é reduzido e a agilidade na liberação na alfândega é aumentada.

Entretanto, isso não significa que o processo não apresenta etapas complexas, que exigem atenção e muito conhecimento sobre as regulamentações.

Pensando nisso, trazemos nesse artigo informações fundamentais sobre as importações aéreas, como funcionam, quais as restrições e todos os fatores importantes que você precisa saber para entender se essa modalidade é a melhor alternativa para o seu negócio.

 

Como funciona a importação aérea

Por conta das vantagens da importação aérea, muitas empresas têm se especializado em oferecer essa opção. E nesse caso, quem cuida de todo o processo, desde o despacho da carga até a chegada no destino programado, é a empresa prestadora do serviço.

Devido a popularização dessa modalidade de transporte de carga, a quantidade de hubs tem aumentado. Os hubs são aeroportos (ou portos) selecionados estrategicamente pelas companhias aéreas para concentrar cargas e serviços de importação.

Esse é um aspecto que precisa ser observado por quem deseja contratar o serviço, já que a informação sobre o hub vai influenciar na logística de rota do voo selecionado e, consequentemente, no lead time da sua importação.

 

Documentos e regulações

Assim como os outros serviços de importação, o transporte aéreo possui regras e exigências legais que precisam ser cumpridas, a fim de evitar prejuízos e aborrecimentos.

Siscomex MANTRA (Sistema Integrado de Gerência do Manifesto, do Trânsito e do Armazenamento) é o órgão responsável pelo controle informatizado das cargas provenientes do exterior e das procedentes de trânsito aduaneiro.

A operação detalhada é certificada pela instrução normativa IN SRF nº 102/1994. As cargas são monitoradas em todo processo, relacionado não só ao tamanho e peso específico exigido, como também a sua natureza, ou seja, se precisa de algum tratamento especial.

Alguns documentos também são exigidos, como Certificado de Origem, Licença de Importação, Declaração de Importação, Packing List ou Romaneio de Carga, Fatura Comercial ou Comercial Invoice, Conhecimento de Embarque e Termo de Entrada.

Por isso, é essencial escolher um parceiro logístico de qualidade, com experiência no mercado e que entenda de todos os trâmites.

 

Vantagens e desvantagens da importação aérea

Como já mencionamos aqui, uma das principais vantagens da importação aérea é a agilidade na entrega dos produtos.

Porém, existem outras que fazem desse serviço uma excelente alternativa, entre elas, a possibilidade de rastreio, a segurança, os cuidados com cargas sensíveis e ofertas de voos promocionais pelas companhias.

Por outro lado, existem algumas desvantagens que precisam ser analisadas como custo de embarque, restrição de alguns produtos e possibilidade de atraso dos voos.

Ainda assim, é um serviço que, dependendo do tipo de produto ou serviço que esteja em questão (especialmente produtos com menor volume e alto valor agregado), vai oferecer um custo x benefício melhor, visto que os cuidados com a carga são monitorados com maior atenção.

 

Como contratar

O frete aéreo possui algumas modalidades em seu serviço que dizem respeito ao atendimento da urgência da carga e às suas características.

Geralmente, importações e exportações aéreas são feitas em voos comerciais, no compartimento de cargas das aeronaves. Dessa maneira, ele recebe o nome de PAX (Passenger Aircraft).

Para o PAX, a mercadoria precisa estar inserida em uma série de requisitos básicos estabelecidos pelo IATA (International Air Transport Association), uma entidade regulamentadora do modal aéreo.

Já as mercadorias perigosas, ou que estão acima da capacidade de peso e altura definido para PAX, o melhor serviço é o CAO (Cargo Aircraft Only) que diz respeito ao voo cargueiro.

Outro ponto a verificar é o prazo de entrega que cada companhia oferece, ficando a critério do contratante escolher qual atende melhor às suas necessidades. Os serviços express são mais rápidos e também mais caros.

Apesar do grande impacto causado pela pandemia do novo coronavírus e pela distribuição  de vacinas em diversos países do mundo, atualmente, as operações estão apresentando números melhores.

Assim, as importações aéreas continuam desempenhando um papel importante nas relações do Comércio Exterior.

Gostou de conhecer mais sobre esse tipo de importação? Se sua empresa está precisando de auxílio nas importações para reduzir custos e não ter problemas com processos burocráticos, nós temos a solução ideal para você.

Linkmex trabalha com todos os tipos de operação que envolvam importação e exportação. Com certeza, uma delas irá te ajudar! Entre em contato conosco e conheça mais sobre as nossas soluções. 

 

importação aérea

Os comentários estão encerrados.