Quais os principais tipos de container e como escolher?

Contêineres são caixas construídas em diversos materiais para fazer transportes de mercadorias. Cada material serve para um tipo de mercadoria ou tipo de transporte (terrestre, marítimo ou aéreo). 

Eles são identificados com marcas do proprietário, local de registro, número, tamanho e tipo. 

Os contêineres são equipamentos indispensáveis para o transporte internacional. Eles são os principais recipientes utilizados para transportar cargas nos processos de importação e exportação, trazendo assim maior segurança e facilidade de manuseio. As unidades de medida utilizadas no sistema internacional padronizado são pés (‘) e polegadas (”).

Neste artigo, saiba quais são os principais tipos de containers e qual o melhor para cada mercadoria.

 

Como surgiu o container?

Ao observar que o transporte de cargas era realizado com embalagens que não seguiam qualquer padronização e ainda geravam prejuízos nas transações devido às quebras, deterioração dos recipientes e até mesmo perdas de mercadorias, Malcom McLean, teve a ideia de armazenar e transportar suas cargas em grandes caixas de aço que conseguissem manter a qualidade dos produtos até a chegada ao destino final.

Criado inicialmente apenas para agilizar o transporte terrestre, foi com o crescimento do mercado e as dificuldades do transporte rodoviário que McLean percebeu, em meados da década de 50, que poderia criar uma caixa que também pudesse ser transportada através dos mares.

Esse processo veio para revolucionar o mercado, trazendo uma nova realidade para o transporte de mercadorias, que antes era intenso e custoso, além de boa parte ser realizada com trabalho braçal.

 

Como funciona o transporte dos containers?

O transporte dos contêineres é feito por um navio porta-contêineres, especificamente feito para o transporte desses equipamentos. Os porões dos navios são equipados com guias ou celas, para receber e carregar os contêineres, agilizando as operações de carga e descarga. 

Geralmente o carregamento é feito por meio de guindastes que empilham os contêineres dentro dos navios. Eles costumam ter uma velocidade de serviço bem superior aos cargueiros tradicionais. E alguns navios, podem chegar a capacidade de até 14 mil contêineres

 

Quais são os tipos de containers?

1. Dry Box

É o tipo de container mais usado e foi o primeiro a ser criado.

É um contêiner totalmente fechado com portas somente nos fundos e é adequado para transportar cargas secas, como roupas, móveis, calçados, etc.

É encontrado nas seguintes dimensões: 20 pés e 40 pés.

2. High Cube 40’

Indicado para transportar grandes quantidades de mercadorias, além de ser útil para projetos customizados, por ter maior altura interna e externa. 

3. Container Graneleiro Dry 20’

Este Container é totalmente revestido e muito utilizado para o transporte de commodities, especialmente grãos, como malta e sementes.

4. Container Flat Rack 

Esse container é projetado para transporte de cargas em grandes dimensões e com peso extra, como maquinários agrícolas, máquinas pesadas, maquinário de construção civil.

É encontrado nas seguintes dimensões: 20 pés e 40 pés

5. Container Tanque

Existe uma variedade de modalidade para o container tanque. Todos são revestidos, indicados para transporte de produtos químicos corrosivos ou cargas de ácidos e vinhos.

6. Container Ventilado

Indicado para o transporte de cargas que necessitam de ventilação, como café, cacau, feijão, cebola, sementes, grãos, manufaturados, entre outros.

7. Container Open Top

O Container Open Top é indicado para cargas que precisam ser carregadas na parte superior do container, por isso ele possui a sua parte superior aberta. 

É encontrado nas seguintes dimensões: 20 pés e 40 pés

8. Container Plataforma

Este modelo de container não possui teto ou laterais. Ele é ideal para cargas com excesso de peso. É necessário que o material possa ser amarrado ou bem preso na plataforma para evitar acidentes.

É encontrado nas seguintes dimensões: 20 pés e 40 pés

9. Container Reefer (refrigerado)

Oferece equipamento próprio para geração de frio, ideal para cargas que requerem temperaturas constantes abaixo de zero ou até mesmo cargas que precisam controlar a temperatura, como carnes, peixes e frutas.

É encontrado nas seguintes dimensões: 20 pés e 40 pés

10. Containers Aéreos 

Existem mais de 18 modelos de containers aéreos, os principais são:

  • Modelo LD-1
  • Modelos de Container LD-3 e o LD-3 Insulated

Para escolher o container mais adequado para a sua mercadoria, considere:

  1. Se você possui mais de 30 metros cúbicos de mercadorias e que pesam menos de 26 toneladas, a melhor opção é um container de 40 pés.
  2. Se sua carga tiver entre 15 e 30 metros cúbicos de mercadorias, é preferível utilizar uma unidade de 20 pés.

Agora que você sabe quais são os principais tipos e para quais produtos cada container é indicado, terá mais facilidade no planejamento de seus embarques marítimos. Você também pode contar com a Linkmex para auxiliá-lo nas negociações junto aos armadores e agentes de carga. Entre em contato conosco!

 

container

Os comentários estão encerrados.