Transporte de carga FTL ou LTL: como escolher

Conhecer as características específicas dos diferentes tipos de transporte rodoviário de carga – FTL (Full TruckLoad) / carga dedicada e LTL (Less than TruckLoad) / carga fracionada – pode fazer toda a diferença em seu negócio, uma vez que ela impacta diretamente nos custos e prazos da entrega. 

O método escolhido pode depender do tipo de mercadoria transportada e até mesmo do tamanho da empresa. 

O que é transporte de carga FTL?

O transporte de carga FTL ou Full Truckload é aquele em que todo o volume do caminhão é utilizado. A escolha por este meio de transporte, é feita por empresas que necessitam utilizar todo o espaço do caminhão para transportar exclusivamente suas mercadorias. Isso geralmente acontece com cargas frágeis ou em condições especiais.

O FTL também é chamado de caminhão de carga especial ou de carga completa. Para esse meio de transporte, a carga costuma ser homogênea, e seu volume pode preencher totalmente o volume de um caminhão ou contêiner. 

Ele é recomendado para materiais que não possam ser sobrecarregados, além de mercadorias volumosas. Para que possam ser utilizados onde a exclusividade do veículo é exigida, mesmo que a carga não requeira sua capacidade total.

Quais as vantagens e desvantagens?

O transporte de carga FTL tem muitas vantagens. Em primeiro lugar, carga e descarga são feitas apenas uma vez, o que garante que a mercadoria não será danificada durante a viagem. Somente este meio de transporte pode atender às necessidades especiais da mercadoria, ou seja, refrigeração, tipo de embalagem ou colocação no caminhão. 

Já que a mercadoria transportada  é de uma única empresa e não há paradas intermediárias, por isso, leva menos tempo para chegar ao seu destino. Este meio de transporte também oferece grande flexibilidade para a rota. Isso é muito importante quando o destino está em uma rota pouco conhecida ou não utilizada pela empresa.

Como desvantagens temos o fato de que não há possibilidade de dividir os custos da entrega com outras empresas, pois com essa modalidade você estará se responsabilizando pela totalidade do caminhão. Outra fato é que você não poderá fazer a entrega em mais de um endereço, o que torna inviável a entrega de mais clientes.

O que é transporte de carga LTL?

No transporte de carga LTL (Less than TruckLoad), o volume de transporte é menor que a capacidade de carga total do caminhão, ou seja, quando o cliente não possui carga suficiente para abastecer o caminhão inteiro. 

O LTL também é chamado de carregamento parcial, no qual o transporte é dividido entre várias empresas, sendo que o despachante LTL separa as mercadorias para aproveitar ao máximo o espaço do transporte.

Quais as vantagens e desvantagens?

Como vantagem temos o fato de poder dividir o caminhão com as cargas de várias empresas, compartilhando o frete, o custo de cada empresa é menor. Esta é a melhor opção de transporte para empresas que precisam entregar quantidades menores, mas não podem ocupar todo o espaço do caminhão. 

Outra vantagem do transporte de carga LTL é que as mercadorias podem ser entregues em vários lugares, independentemente do peso ou do volume do produto.

Como desvantagens temos que levar em conta o tempo de entrega, que é maior do que o FTL. É a transportadora quem vai definir a rota de entrega, ou seja, você pode ser o último a receber a sua mercadoria.

Outra desvantagem é a possibilidade de perdas ou danos à mercadoria, já que ao longo do trajeto a mercadoria vai ser manipulada a cada parada.

Como escolher?

Com o transporte de carga FTL, como os caminhões transportam mercadorias somente de uma empresa,  isso pode acarretar um aumento no frete. Além de que a entrega é feita em apenas um destino. Este tipo de transporte deve ser escolhido quando a carga for frágil ou necessitar de algum tipo de cuidados especiais, como: temperatura, rápida entrega e localização.

Por outro lado, o transporte de carga LTL tem mais tempo de entrega porque precisa parar em vários lugares para descarregar a mercadoria em diferentes empresas. Estes pontos de parada também significam que a segurança da mercadoria é menor. Agora, se a sua mercadoria não é o suficiente para preencher todo o espaço de um caminhão ou container, e o tempo de entrega é longo, esta é a melhor escolha para o seu negócio.

Independentemente do seu perfil, você deve fazer essa escolha estrategicamente para o seu negócio, levando em consideração a relação entre custo e segurança. É por isso que você pode contar com a Linkmex para te ajudar a reduzir os custos de sua operação com as melhores escolhas de logística e transporte. Entre em contato!

 

transporte de carga

Os comentários estão encerrados.