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Aumente a receita e ganhe novos mercados com exportação

Com o impacto da pandemia do coronavírus, o consumo em diversos segmentos caiu bastante. Mas, em meio a crises políticas e econômicas, também surgem oportunidades de reinventar os negócios e voltar a crescer. 

Com o dólar alto, o embate entre americanos e chineses aumentando substancialmente e o mundo precisando de matérias-primas e alimentos, muitos empreendedores enxergam nas exportações uma ótima oportunidade de aumentar a receita de empresas já consolidadas no mercado interno.

Essa é uma forma estratégica e inteligente de garantir que, mesmo com um cenário instável economicamente, sua empresa terá uma margem de lucro mais sólida advinda do exterior e de moedas mais fortes. Ela também assegura a queda na dependência exclusiva do mercado interno, que pode variar de acordo com as mudanças na política econômica do governo.

Exportar também é sinônimo de melhoria na qualidade de produtos e serviços. Quando se ingressa no mercado internacional, além da alta competitividade estrangeira, a empresa estará suscetível às exigências do mercado local, resultando em medidas de otimização da produção. 

É bastante comum que empresas exportadoras passem a adotar programas de qualidade, desenvolvendo testes e implementando mecanismos que garantam a sua qualidade, para evitar problemas com a devolução de mercadorias pelos importadores, e isto passa a se tornar uma realidade também ao mercado interno.

Sua empresa já exporta, mas procura meios de aumentar suas exportações? Sua empresa ainda não exporta, mas considera essa possibilidade e quer saber como exportar produtos e serviços pode contribuir para aumentar a sua receita? Nós temos dicas valiosas que podem ajudá-lo.

 

  1. Habilite sua empresa no RADAR Siscomex

RADAR é a sigla para Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros. Esse registro é essencial para todas as empresas que buscam realizar importações ou exportações. É através dele que a Receita Federal avalia se a empresa tem estrutura e condição financeira para tais operações. A habilitação no sistema é o primeiro passo para realizar operações de comércio exterior e com isso a empresa pode acessar o Siscomex, o Sistema Integrado de Comércio Exterior, por onde são realizadas as atividades de registro, acompanhamento e controle das operações de comércio exterior.

 

  1. Conquiste credibilidade

Para aumentar as suas exportações, primeiro é preciso certificar de que a sua empresa tem credibilidade no mercado internacional. Sua empresa estará competindo com outras grandes marcas de vários outros países. Por isso, é preciso procurar meios de se destacar da concorrência. Investir na modernização dos seus processos e equipamentos é uma boa ideia. Além disso, é importante se assegurar de que seus produtos sigam o padrão internacional de qualidade. Estes cuidados irão fazer toda a diferença  e contribuir imensamente para o aumento das suas demandas de exportação.

 

  1. Conecte-se com grupos de exportação / importação

Hoje, existem diversos grupos que reúnem exportadores e importadores do mundo todo. Entrar em um desses grupos pode ser um grande diferencial para o seu negócio, te ajudando a encontrar importadores de outros países interessados nos seus produtos para exportação. A comunicação destes grupos é feita virtualmente e pode ser separada de acordo com o tipo de mercado que você deseja atingir ou mercadoria que pretende comerciar.

 

  1. Informe-se sobre os INCOTERMS

Os INCOTERMS são termos internacionais de comércio que definem os riscos e custos de cada envolvido nas operações de exportação e importação. Eles têm como finalidade definir a responsabilidade nas relações de compra e venda internacional bem como estabelecer direitos e obrigações do vendedor e do comprador. 

 

  1. Escolha parceiros estratégicos

Outra dica importante para quem deseja aumentar suas exportações é saber com quais países o Brasil possui acordos de comércio internacional e, a partir daí, criar um planejamento estratégico para comercializar os seus produtos nestes países.

O processo de exportar ou importar produtos de um país que tem acordo com o Brasil é vantajoso para os dois lados, e oferece benefícios como redução ou isenção de impostos e taxas referentes aos produtos comercializados.

 

  1. Aproveite incentivos fiscais

Procurando fechar a balança sempre positiva, o governo brasileiro oferece incentivos fiscais para empresários interessados em exportar os seus produtos. Assim, produtos brasileiros dos mais variados ficam mais competitivos no cenário internacional e, consequentemente, há um aumento no número de exportações realizadas do Brasil para o resto do mundo.

 

  1. Classifique corretamente sua mercadoria

Outro fator que pode interferir diretamente nos custos finais da exportação é a classificação da mercadoria na Nomenclatura ou Classificação Fiscal do Mercosul (NCM). Ela ordena por códigos as mercadorias de acordo com sua natureza e características, relacionando as informações básicas necessárias à transação comercial, como incidência de impostos (Imposto de Importação – II / Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI), contingenciamentos, acordos internacionais e normas administrativas. É importante estar atento à classificação fiscal adequada em todos os documentos. Uma falha pode trazer consequências financeiras incômodas para os exportadores.

 

Com tantas etapas e detalhes para ficar atento durante um processo de importação, contar com profissionais capacitados para te auxiliarem nesse processo é fundamental. Com a Linkmex, você conta com uma equipe de consultores altamente especializados nas leis e regulações aduaneiras e que podem oferecer atendimento personalizado e assessoria técnica para sua empresa, desde o início de sua operação. Entre em contato conosco!

 

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