Frete aéreo ou marítimo: qual melhor opção para seu negócio?

Nas operações de comércio exterior você prioriza o frete marítimo ou o frete aéreo? 

Para o deslocamento internacional, esses dois modais são os mais utilizados.

Quando o assunto é importação e exportação, surgem muitas dúvidas sobre qual tipo de transporte utilizar para o deslocamento das mercadorias. 

Pensando nessa grande interrogação que surge na cabeça dos gestores, nesse artigo, nós trazemos para as principais diferenças entre os dois tipos de frete internacional e qual o mais indicado para o seu caso.

 

Diferenças entre o frete aéreo e marítimo

  • Tipo de mercadoria e comercialização do frete

No modal marítimo os produtos são transportados dentro de containers de diferentes tamanhos, selecionados de acordo com o peso ou volume da carga. 

A comercialização do frete marítimo ocorre com a pesagem por toneladas ou metragem cúbica, tendo como objetivo transportar cargas que sejam mais volumosas, pesadas e pouco frágeis. Então, por exemplo, carros e peças industriais podem ser importados por via marítima.

No transporte aéreo não existe a necessidade de containers e as mercadorias são transportadas por aviões cargueiros e fretadas em quilos.

O frete aéreo é indicado para o deslocamento de objetos menores e mais frágeis, como alimentos perecíveis, eletrônicos, vidros, materiais perfurocortantes, medicamentos, etc.

  • Tempo e custo de transporte

O frete aéreo oferece uma maior velocidade de entrega quando comparado com o transporte marítimo.

Por exemplo, no trajeto China x Brasil, o tempo médio de viagem marítima é de 45 dias, já no transporte aéreo esse mesmo trajeto pode ser feito em apenas 7 dias. 

Com relação ao custo do transporte, um container de 20 pés que leva até 23 toneladas custa em torno de $1500.

No transporte através de aviões cargueiros o quilo custa em média $10.

  • Tempo e local da liberação da carga

O prazo e o local para a liberação da carga varia entre os transportes marítimos e aéreos também.

No caso da liberação do avião cargueiro o tempo médio nos aeroportos é entre 3 a 4 dias. 

No marítimo, a liberação é feita no porto de destino e pode ocorrer em um prazo de uma ou duas semanas, a depender da parametrização.

  • Tarifas do frete aéreo

Existem taxas e impostos tanto para o frete aéreo quanto para o marítimo, porém, para primeiro modal, existem tarifas que são aplicadas para limitar o valor do frete aéreo. 

Essas tarifas se baseiam nas rotas, tráfegos, pesos e volumes das mercadorias a serem importadas.

Esses valores são estipulados pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) ou pelas próprias companhias aéreas.

Vejamos agora algumas dessas taxas:

  1. Tarifa Mínima – valor mínimo cobrado pela carga no qual o frete não alcança o frete mínimo estabelecido. 
  2. Tarifa Geral – valor aplicado na maioria das cargas, possuindo uma divisão em cinco faixas de peso (45 kg, 100 kg, 300 kg, 500 kg e acima de 500 kg, podendo chegar até 1.000 kg) onde quanto maior for o peso menor será o frete.
  3. Tarifa Classificada – valor adicionado em produtos de alto valor agregado, animais vivos ou cargas perigosas. Pode haver também a redução do frete em produtos de relevante interesse social, como jornais e periódicos, etc;
  4. Tarifa UDL – aplicada em cargas unitizadas, onde o carregamento e o descarregamento serão realizados pelo remetente e destinatário da carga.

Qual tipo de frete escolher na hora de importar?

Seja transporte aéreo ou marítimo, a prioridade é que a remessa seja transportada com segurança. 

Nessa realidade, os órgãos competentes pelo transporte de cada país estabelecem critérios para priorizar a integridade dos itens.

Geralmente, o frete marítimo é indicado para o deslocamento de cargas muito pesadas, volumosas e que não sejam muito frágeis. Isso porque o frete aéreo apresenta restrições sobre o tipo de mercadoria a ser embarcada.

Com relação a condições especiais, o frete aéreo é superior ao marítimo, principalmente, quando falamos em transporte de alimentos e medicamentos que podem ser sensíveis à temperatura, por exemplo.

Na hora de escolher o modal é preciso considerar diversos fatores, como o prazo, quantidade e custos.

Então, mesmo que o frete aéreo se apresente como mais rápido, para transportar um produto como um carro, por exemplo, o deslocamento em um avião cargueiro é muito mais custoso do que a via marítima.

Com relação à questão ambiental, o frete marítimo emite menos gases poluentes, com uma emissão muito menor de CO2, quando comparado com o transporte aéreo.

Independentemente do seu perfil, você deve fazer essa escolha estrategicamente para o seu negócio, levando em consideração a relação entre custo e segurança. Se você ainda tem dúvidas sobre qual o melhor modal para o transporte da sua carga, a Linkmex pode te ajudar com as melhores escolhas de logística e transporte. Entre em contato conosco!

 

Frete aéreo ou marítimo

Os comentários estão encerrados.