Quais as diferenças entre Trading Company e Comercial Importadora / Exportadora?

Ao promoverem a importação e exportação de produtos, tanto a Trading Company quanto a Comercial Importadora/Exportadora, conhecidas como intervenientes, atuam como facilitadoras do comércio com fornecedores e compradores estrangeiros.

Neste artigo, você vai entender quais as principais diferenças entre os dois tipos de empresa e compreender qual delas pode contribuir para o desenvolvimento do seu negócio.

 

O que é Trading Company?

Por ser uma prestadora de serviço, a Trading Company tem como principal função ser uma facilitadora do processo de importação e exportação, se apresentando como uma intermediária entre vendedores e compradores localizados em diferentes países.

Altamente especializada, a Trading Company já está familiarizada com a complexa legislação aduaneira e com todas as exigências de cada operação, além de conhecer detalhadamente os processos de desembaraço e despacho aduaneiro. Ela ainda realiza planejamentos detalhados das operações da empresa contratante de forma a oferecer as melhores oportunidades tributárias, fiscais e logísticas.

A contratação de uma Trading Company pode evitar elevados custos de implantação de um departamento de comércio exterior dentro da empresa, poupando o cliente das exaustivas demandas que precisam ser atendidas e permitindo que ele foque seus esforços apenas em seu core business.

Entre as operações internacionais que a Trading Company pode realizar estão Importação por Conta e Ordem (a Adquirente faz a compra da mercadoria e contrata a Trading Company como importadora para intermediar a operação), Importação por Encomenda (a Trading Company é contratada para, em seu nome e com recursos próprios, realizar a importação e posterior revenda à Encomendante), além de Exportações Diretas e Indiretas.

A Trading Company precisa ser uma Sociedade Anônima e ser constituída por um capital social mínimo. Essas são algumas das exigências para receber o Certificado de Registro Especial, concedido pela SUEXT (Subsecretaria de Operações de Comércio Exterior). Essas exigências tendem a dar mais peso à Trading Company no mercado internacional e oferecer maior segurança às empresas contratantes.

As principais vantagens da Trading Company são:

  • Oferece mais segurança e seriedade por ser constituída sob uma Sociedade Anônima (S/A)
  • Tem grande know-how quando o assunto é importação e exportação, não precisando a empresa contratante dispor de conhecimento ou mão de obra
  • Tem características de empresa de porte médio para grande, o que também dá mais segurança para transações comerciais
  • Oferece benefícios fiscais para importação e exportação de mercadorias
  • Tem capacidade financeira para realizar operações de alto valor
  • Tem capacidade de financiamento e de industrialização
  • Tem experiência e conhecimento do mercado externo, conhecimento de clientes estrangeiros e consegue assessorar seus clientes a se inserir internacionalmente
  • Possui responsabilidade por todos os riscos que envolvem a transação de mercadorias com o exterior

 

O que é Comercial Importadora / Exportadora?

As Comerciais Importadoras / Exportadoras também realizam a intermediação da compra e venda de mercadorias para outros países. No entanto, elas trabalham prioritariamente com a importação e exportação direta, ou seja, elas fazem a importação/exportação e revendem os produtos interna/externamente por conta própria.

Uma Comercial Importadora / Exportadora deve ser habilitada na Receita Federal. No entanto, ela não possui o Certificado de Registro Especial, concedido pela SUEXT, o que limita sua atuação e, consequentemente, seu reconhecimento internacional.

Não existem diferenças entre a Trading Company e a Comercial Importadora/Exportadora, em termos tributários. Ambas possuem os benefícios fiscais para o Imposto sobre Produtos e Industrializados (IPI), para as Contribuições Sociais e para o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

As principais vantagens da Comercial Importadora / Exportadora são:

  • É formada em conformidade com as regras de qualquer empresa comercial
  • Oferece benefícios fiscais para importação e exportação de mercadorias
  • Tem experiência e conhecimento do mercado externo, conhecimento de clientes estrangeiros e consegue assessorar seus clientes a se inserir internacionalmente

Suas principais desvantagens são:

  • Normalmente atua em dimensão bem menor do que uma Trading Company
  • Seu reconhecimento internacional é menor

Entendeu melhor quais são as principais diferenças entre Trading Company e Comercial Importadora / Exportadora?

Realizar suas operações de importação e exportação por uma Trading Company pode proporcionar uma série de vantagens financeiras e tranquilidade para o seu negócio. Com vasto conhecimento e longos anos de experiência em comércio exterior, a Linkmex possui a melhor solução para sua empresa. Entre em contato conosco e ganhe um estudo personalizado da sua operação!

 

Trading Company

Os comentários estão encerrados.