Quais as vantagens da Importação por Conta e Ordem?

Todos nós sabemos que as operações de comércio exterior costumam ser complexas e demandar bastante atenção e cuidado. Por isso, muitas empresas estão optando pela contratação de uma trading para realizar suas operações de importação e exportação e, um dos processos mais procurados tem sido a Importação por Conta e Ordem.

Essa modalidade de importação traz inúmeras vantagens para a empresa que opta por realizá-la. A maior delas é que não há a necessidade de despender tempo e mão de obra em um trabalho que não é a sua especialidade.

Por isso, se você já realiza importações ou pensa em começar a fazê-lo, leia esse artigo e saiba o que é e como realizar esse tipo de transação comercial. 

 

Tipos de importação realizados no Brasil

Aqui no Brasil, existem três tipos de importação: a importação própria, a Importação por Conta e Ordem e a Importação por Encomenda. Cada uma com características específicas.

Quando a empresa importadora cuida de todo o processo, desde a compra no exterior até a distribuição dos produtos no mercado, ela está realizando a importação por conta própria.

Dentre as suas obrigações estão as etapas burocráticas, isto é, análise dos tributos a serem pagos, gerenciamento da operação logística e transporte da carga até o seu armazém.

Esse tipo de importação pode ser vantajoso porque a empresa tem o controle de toda a cadeia de produção. Contudo, também há a necessidade de investir em pessoal especializado e maquinário adequado para o trabalho.

Dessa forma, tanto o core business perde o seu foco, como a empresa passa a desempenhar uma atividade em que não tem experiência. Consequentemente, pode ter baixa nas vendas ou receber multas ocasionadas por erros.

Já na Importação por Conta e Ordem, uma trading é contratada para ficar responsável por todo o processo de importação. Esse tipo de empresa é especializado em todas as operações do comércio exterior.

Portanto, já possuem uma equipe com o conhecimento necessário para acompanhar todas as documentações necessárias, além de ter um claro entendimento da legislação tributária.

Também é essa empresa que cuida do despacho aduaneiro de importação dos produtos que foram adquiridos no exterior. Assim, ela consegue que todo o processo seja realizado no menor espaço de tempo e com os menores custos.

Já na importação por encomenda, uma empresa também é contratada para realizar toda a operação comercial, porém os recursos utilizados são da contratada.

Após a finalização do processo, a trading faz a cobrança para a empresa que contratou seus serviços. Todo esse processo acontece dentro de normas acompanhadas pela Receita Federal.

 

Importação por Conta e Ordem e suas normas

Como todos os processos que envolvem operações do comércio exterior, a Importação por Conta e Ordem também tem normas a serem seguidas. Caso contrário, o importador terá que arcar com o pagamento de multas.

Para as empresas que fazem esse tipo de importação, essas normas consistem em uma segurança para o negócio. Além disso, evitam problemas jurídicos junto à trading ou aos órgãos fiscalizadores.

Essas normas existem desde 2002, e a principal delas é a IN SRF nº 225/2002. É ela que determina as regras a serem seguidas pela empresa que faz esse tipo de importação.

 

A trading na Importação por Conta e Ordem

Quando uma empresa escolhe contratar uma trading para realizar suas operações de importação, ela também deve se preocupar com o seu grau de especialidade.

As atividades de comércio exterior costumam ser repletas de normas, mas também tributos, além de estarem sujeitas à fiscalização dos órgãos responsáveis. Qualquer divergência no processo pode acarretar em multas.

Para alguns tipos de produtos, existem regras específicas. A ANVISA, por exemplo, exige um controle diferente do INMETRO e a trading deve ter pleno conhecimento de cada um deles.

Também é exigido, tanto para a empresa contratante quanto para a trading, que ambas estejam habilitadas no radar Siscomex. Inclusive, devem obedecer ao valor que foi definido para a importação.

Uma cópia do contrato entre as duas empresas deve ser apresentada à Receita Federal para que essa modalidade de importação possa ser informada junto ao órgão responsável.

É importante destacar que, antes de escolher a empresa que realizará todo o processo de importação dos seus produtos, é preciso fazer uma boa pesquisa. Além disso, a trading contratada deve estar dentro das suas necessidades.

Depois disso, a sua empresa poderá focar nas estratégias de mercado que aumentarão as vendas dos seus produtos e em formas mais eficientes de se relacionar com seu cliente.

Esta, decerto já vem se tornando uma tendência da maioria das empresas, no momento atual. Por que disponibilizar tempo e recursos extras, se você pode contratar um serviço especializado para realizar aquela atividade?

A Linkmex oferece consultoria em comércio exterior e possui uma equipe com o conhecimento necessário para simplificar as suas operações. Entre em contato conosco e fale com um de nossos consultores!

 Importação por Conta e Ordem

Os comentários estão encerrados.