O RADAR Siscomex é conhecido como Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros. Ele é o sistema da Receita Federal que permite que as empresas importem e exportem.
Antes de embarcar no mundo do comex, é importantíssimo buscar e entender as informações que englobam as operações das importações e exportações. Estando bem informado, é mais fácil dar os primeiros passos com segurança e sem medo de encontrar alguma surpresa.
Como já dito antes, o Radar Siscomex é o que permite que as empresas importem e exportem. Sem este registro, não é possível realizar qualquer tipo de operação pelos meios legais.
Se você possui interesse em solicitar o Radar Siscomex, é preciso ficar atento aos documentos necessários para realizar o pedido. É preciso comprovar a existência física e a capacidade financeira (capital social ou histórico de recolhimento de impostos) da sua empresa.
Não importa o tempo que a sua empresa atua, qualquer uma pode fazer a solicitação do registro de Radar. O que gera uma diferenciação é a existência ou não de um histórico de recolhimento de impostos, pois isso é o que dá mais força para o pedido de Radar Siscomex ser liberado.
Basicamente são analisadas as seguintes informações no pedido da habilitação:
É importante saber que uma empresa com pendências com o fisco terão o Radar negado. Caso a empresa tenha impostos refinanciados, este não será um impeditivo para a aquisição do Radar Siscomex .
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo fiscal da Receita Federal responsável pela análise, mesmo com toda a documentação apresentada. Para isto, a solicitante terá o prazo de 10 dias para apresentar resposta com as informações solicitadas. É importante ter o amparo de um bom contador para lhe ajudar nessa etapa.