Vantagens e benefícios de importar peças automotivas

Você já pensou em como pode ser vantajoso realizar a importação de autopeças?

Esse tipo de operação tem chamado a atenção de muitas empresas e empreendedores, tendo em vista os benefícios atrelados a esse procedimento.

Importar peças automotivas gera muitas dúvidas devido às exigências legais que devem ser respeitadas nessas operações.

Por isso, trouxemos para vocês as vantagens de importar esses produtos e dicas para evitar problemas na importação.

 

Por que importar peças automotivas?

Apesar da grande produção de autopeças no Brasil e um considerável número de fornecedores nacionais, a importação de peças automotivas ainda é um negócio bastante vantajoso para as empresas.

Veja aqui 3 benefícios dessa operação:

  • Redução de custos 

A importação de autopeças é benéfica economicamente, tendo em vista que a aquisição diretamente do fabricante é mais barata do que o ofertado no fornecedor nacional. 

Normalmente, as compras nacionais costumam ser mais caras, além de não serem tão atrativas quanto determinados produtos que possuem prestígio internacional.

É possível encontrar peças importadas até 80% mais baratas do que as peças vendidas no Brasil.

Diante dessa geração de economia, a sua empresa pode transformar o investimento em lucro após a venda para o consumidor. 

  • Incentivos fiscais

Mercadorias importadas recebem o benefício fiscal de redução de IPI, ICMS e outras tarifas provenientes de decretos dos órgãos competentes e acordos internacionais.

Além disso, empresas automotivas podem ter acesso a benefícios de redução tarifária do Acordo sobre a Política Automotiva Comum, firmado entre Brasil e Argentina.

Este acordo possibilita a isenção do Imposto de Importação para autopeças novas que não possuem capacidade de produção nacional equivalente.

Não somente, a alíquota do Imposto de Importação (II) é fixada em 2% para autopeças não produzidas no Mercosul, quando forem importadas para produção.

  • Vantagem competitiva

A importação de autopeças gera um ganho de vantagem competitiva, tendo em vista o menor custo e a maior qualidade do produto oferecido. 

Como se sabe, a importação possibilita que no seu leque de produtos estejam incluídas peças exclusivas, com tecnologia de ponta a baixo custo.

A soma desses fatores resulta em uma grande vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes.

Afinal, você terá acesso a produtos inovadores com uma maior economia.

 

Dicas para evitar problemas na importação de autopeças 

Se você deseja começar a trabalhar com a importação de autopeças, então é necessário tomar alguns cuidados para realizar as suas operações da forma correta.

  • Antecipe as suas demandas

Para ter sucesso no processo de importação de autopeças é fundamental acompanhar todos os dados do mercado e das suas demandas.

Ao possuir um melhor controle de estoque, é possível prever os cenários e importar as peças antecipadamente, driblando os riscos de desabastecimento.

A depender do modal escolhido, país de origem e processamento documental, os produtos internacionais podem demorar mais de um mês para chegar ao destino.

Por isso, se antecipar no planejamento da importação é a chave para não ter dores de cabeça com prazos e falta de estoque.

  • Pesquise os fornecedores disponíveis

O mercado internacional de autopeças é bastante amplo e oferece uma gama de opções de fornecedores.

Como se sabe, nem todos podem atender de maneira integral a sua empresa, por isso, é necessário pesquisar e contatar aqueles que são compatíveis com as suas necessidades.

Nesse momento, devem ser consideradas diversas variáveis, como os prazos de entrega, disponibilidade, preços e, é claro, a qualidade do produto.

  • Conheça as taxas incidentes 

A importação de peças automotivas envolve um grande leque de produtos e essa variedade de itens ou origens pode gerar taxas e impostos diferentes.

Para realizar a negociação com o cliente, é preciso conhecer todos os cálculos de taxas envolvidas nas operações. Isso porque, ao conhecer esses adicionais de custos, você poderá garantir que os preços das vendas sejam suficientes para cobrir os custos com a compra.

  • Se atente a documentação

Cuidar da documentação na importação de autopeças é de extrema importância, afinal, qualquer descuido pode gerar atrasos no processo e até mesmo grandes multas.

Então, se você deseja ter uma importação tranquila e segura, é importante contar com parceiros que tenham experiência na logística automotiva internacional.

Dessa forma, a sua empresa poderá ter todas as orientações necessárias para atender às exigências legais de todas as movimentações.

  • Tenha uma empresa de excelência a frente das suas operações

Quanto mais especialista em logística internacional a empresa for, mais eficiente serão as suas operações.

Nessa realidade, é importante escolher parceiros que ofereçam serviços inteligentes e sistemas avançados para movimentação das suas importações, como a Linkmex.

Somos uma consultoria especializada e apaixonada por comércio exterior, possuímos uma gestão de processos que possibilita o atendimento personalizado e assessoria técnica especializada desde o início da operação.

Alinhamos e integramos nossos conhecimentos de comércio exterior, tributários, logísticos e financeiros para planejar o melhor para a sua empresa. Clique aqui e fale com um dos nossos consultores.

 

importação de autopeças

 

Os comentários estão encerrados.