pt en es

Blog

Entenda as diferenças entre exportação planejada e demandada

Para quem tem vontade de internacionalizar produtos, é preciso fazer prospecção de mercado. Este tipo de atividade é chamado de exportação planejada. 

Já a exportação demandada é quando a busca pelos seus produtos é espontânea. Quando clientes do exterior buscam o seu produto, com menor frequência e sem um planejamento por trás. 

Neste artigo, a Linkmex te ajudará a entender quais são as diferenças entre a exportação planejada e a exportação demandada. Além disso, explicaremos quais são os benefícios de ir atrás do mercado exterior. 

 

Exportação planejada 

Para trabalhar internacionalmente, é preciso planejar e conhecer o mercado. Para os que entendem de exportações, é óbvio que é preciso tomar cuidados para realizar as operações com segurança e sem dores de cabeça. 

Para alcançar resultados positivos, não basta apenas conhecer as normas de exportações brasileiras. É preciso também se atentar às regras para a entrada de produtos em outros países. 

Para a operação, é aconselhado conhecer a cultura regional, a demanda pelo seu produto, além da concorrência que terá. Uma forma de se informar sobre as práticas estrangeiras é participar de missões comerciais, além de ir a feiras e eventos de negócios, a fim de se inteirar melhor sobre o mercado em prospecção e seus futuros concorrentes.

 

Exportação demandada

Se o seu negócio atende pedidos vindos do exterior, sem prospectar e planejar, você trabalha com a exportação demandada. Parece mais simples exportar dessa forma, mas não é.

Algumas das regras da exportação planejada também valem para a exportação demandada. Por exemplo, você não poderá deixar de lado a atenção às legislações locais para documentação, rótulos, embalagens e certificações, além do cuidado com a logística e a garantia de que a mercadoria será entregue.

Outra questão importante é: sua empresa está habilitada no Radar? A habilitação no Radar é exigida em alguns casos e dispensada em raras exceções, portanto, verifique em qual situação você se enquadra para estar de acordo com o que a Receita Federal do Brasil exige.

Ainda tem dúvidas sobre as diferenças entre a exportação planejada e a exportação demandada? Entre em contato conosco! 

 

exportação planejada

Por Julia Onorato

Artigos relacionados