Importar matéria-prima: vale a pena?

Importar matéria-prima é uma necessidade de muitas empresas brasileiras para terem acesso à novas tecnologias e materiais de qualidade com custo mais baixo que o nacional.

Em um mercado cada vez mais competitivo e pontuado por instabilidades na economia, a concorrência aumenta a luta por um lugar de destaque.

Por isso, neste artigo, vamos falar da busca por matéria-prima fora do Brasil e se realmente é uma estratégia vantajosa para o seu negócio. Acompanhe a leitura.

 

Aumento da competitividade do negócio

No setor manufatureiro, para produzir produtos, a empresa deve investir nos materiais necessários para esse fim. Boa parte das empresas faz essa compra em mercado nacional.

Porém, essa iniciativa nivela a maioria dos negócios, pois seus produtos acabam sendo feitos com material semelhante. Isso pode ser visto como um problema, pois torna a concorrência bem mais difícil.

Além disso, nem sempre os itens nacionais possuem a relação custo/benefício muito atrativa, já que, para obter uma qualidade maior, também é preciso pagar muito mais e essa conta vai para o consumidor final.

Portanto, a empresa que opta pela importação de matéria-prima, ganha em qualidade do produto e consegue um custo mais baixo do que o praticado no mercado nacional.

Dessa forma, é possível aumentar a qualidade de seus produtos, oferecendo um diferencial também em termos de tecnologia e ganhando a liderança na concorrência.

 

Diminuição considerável dos custos

O Brasil possui uma das cargas tributárias mais pesadas do mundo e os impostos referentes às operações de importação não fogem à regra. Mesmo assim, em muitos casos, pode ser uma excelente alternativa para o seu negócio.

Ainda que a importação de matéria-prima implique em um custo adicional com impostos, no final das contas, o valor gasto ainda pode ser menor do que comprar do mercado interno.

Isso acontece muitas vezes porque determinados países possuem uma tecnologia capaz de produzir em quantidade maior que o Brasil, o que possibilita a oferta de preços bem mais baixos.

É claro que, a escolha do país que fornece deve ser feita de forma estratégica. Isto é, com a análise de pontos como clima, sazonalidade, dentre outros. Eles podem melhorar ou piorar a qualidade do produto.

Considerando vários aspectos, é possível comprar produtos com excelente qualidade, com um preço bastante acessível, mesmo com a tributação inclusa. Dessa forma, a empresa ganha vantagem competitiva, além da redução de custos.

 

Outras vantagens de importar matéria-prima

Mesmo com uma considerável tributação no processo de importação, há algumas alternativas que reduzem os custos e oferecem benefícios ainda maiores para quem está fazendo importação de matéria-prima.

Alguns países possuem acordos comerciais com o Brasil, como é o caso das nações que fazem parte do Mercosul (Mercado Comum do Sul), que oferecem tributação mais baixa, em relação a outros.

Em outros casos, também é possível recorrer a um regime aduaneiro especial, como o Drawback. Pode-se utilizá-lo quando o produto feito com a matéria-prima proveniente da importação vai ter como destino a exportação.

Esse regime especial inclui a isenção, suspensão ou restituição de tributos. Dentre eles estão o IPI, Imposto de Importação, Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante e ICMS.

A sua criação surgiu justamente da necessidade de incentivar a exportação, proporcionando preços mais competitivos dos nossos produtos no mercado internacional e garantindo maior lucratividade às empresas nacionais.

 

Visualize o ato de importar matéria-prima como estratégia do seu negócio

Que a importação de matéria-prima pode ser muito vantajosa para aumentar a competitividade do negócio, isso não há o que discutir. Porém, essa é uma iniciativa que não deve ser feita de qualquer forma.

Afinal, o capital da empresa está envolvido e a busca por fornecedores no mercado internacional deve ocorrer com bastante planejamento, viabilidade financeira e análise tributária.

É preciso se informar sobre o mercado lá fora, os possíveis fornecedores e relacionar a qualidade dos produtos com o preço que irá pagar. 

O Governo Federal oferece alguns incentivos, muitos deles desconhecidos pelos empreendedores. Em 2019, por exemplo, 498 bens de capital e 34 bens de informática e telecomunicações não têm mais imposto de importação.

Também é importante fazer uma projeção da demanda pelo material que você vai importar. Assim, será possível manter o preço do produto final por um período mais longo, mesmo que aumente o valor dos insumos.

Podemos concluir que, apesar de bastante vantajosa, alguns critérios são importantes até a empresa concluir a sua importação. Portanto, todo o cuidado é necessário.

Para isso, o seu negócio pode contar com a assessoria da LINKMEX e seus consultores especializados em comércio exterior. Nossa equipe faz uma análise cuidadosa para reduzir, ao máximo, os custos da sua importação.

Entre em contato conosco, fale como um de nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas!

 

importar matéria-prima

Os comentários estão encerrados.