Ministro diz a empresários que Portal Único de Comércio Exterior está na etapa final

Brasília – O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge, disse nesta quinta-feira (26) em reunião com empresários do Conselho Superior do Movimento Brasil Competitivo (MBC), em São Paulo, que vai finalizar a última etapa do Portal Único de Comércio Exterior. Segundo o ministro, o Portal vai beneficiar importadores e exportadores.

“Iniciativa beneficia exportador e importador, uma vez que dispensa uso de papel, reduz burocracia e simplifica enormemente vida do empresário. O Portal Único de Comércio Exterior reduz tempo e custo nas operações de exportação e importação”, disse Marcos Jorge.

A entidade, que completa 18 anos, apresentou aos conselheiros o balanço das ações realizadas em 2017 e os pilares que vão orientar a atuação em 2018: desburocratização, economia digital e governança e gestão. Segundo Marcos Jorge, aumento da competitividade da indústria brasileira é condição primordial para o avanço do Brasil na economia global.

O ministro lembrou que, no atual estágio de implantação, o portal já beneficia, diretamente, 5 milhões de operações de exportação por ano de mais de 255 mil empresas. Desde 2016, o Ministério adota medidas de simplificação administrativa. Marcos Jorge citou ações específicas para os micro e pequenos negócios, com o retorno da Secretaria Especial de Micro e Pequena Empresa na estrutura do Ministério.

Em março, MDIC, em parceria com Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), lançou a Estratégia Nacional para a Indústria 4.0. “Temos um enorme desafio à frente. Estamos prestes adentrar na quarta Revolução Industrial e nosso país tem de estar preparado para mudanças que se impõem”, disse.

A partir do dia 2 de julho, exportadores de todo o país deverão migrar completamente suas operações para o Novo Processo de Exportações do Portal Único de Comércio Exterior. A partir dessa data, serão interrompidos os novos registros nos módulos Novoex, DE-Hod e DE Web, sistemas atualmente utilizados para a realização de exportações. Entretanto, esses módulos permanecerão disponíveis para consultas e retificações dos registros previamente efetuados.

 

Fonte: Comex do Brasil

 

Entre em contato conosco.

 

Evelyn Amorim

Dpt. de Marketing e Comunicação

(11)2348 4400


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *