Temer diz que Mercosul e UE estão a fazer últimas negociações em breve

Presidente Michel Temer afirmou nesta terça-feira (13) que acordo comercial entre Mercosul e União Europeia deverá ser fechado em breve.

Temer conversou com líderes europeus e recebeu confirmação de que o bloco está disposto a fazer últimas negociações. “Há poucos dias recebi um telefonema do primeiro-ministro de Portugal e do presidente de governo da Espanha. E a Angela Merkel me enviou um recado dizendo que estão dispostos a fazer as últimas negociações. Acredito que em brevíssimo tempo nós vamos fechar o acordo, que já vem sendo discutido há 19 anos”, disse Temer.

O presidente ressalvou, no entanto, que ainda há entraves comerciais a serem resolvidos, principalmente os relacionados ao setor automotivo brasileiro.

Temer fez as declarações durante cerimônia de abertura da sessão plenária da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, na capital paulista. Ele discursou por cerca de 50 minutos sobre os feitos do seu governo para uma plateia formada principalmente por empresários.

A negociação do acordo Mercosul-União Europeia avançou bastante nesta semana e poderá ser concluída nos próximos meses. Avalia diretor de Desenvolvimento Industrial da Confederação Nacional da Indústria, Carlos Abijaodi, que acompanha as negociações, em Buenos Aires, Argentina. “As tratativas evoluíram e os blocos se aproximaram em relação a posições como a abrangência, a velocidade e as regras da liberalização do comércio”, diz o diretor.

Na avaliação da CNI, o esforço final para formalização do acordo cabe à União Europeia em respeito à abertura de seu mercado agrícola e no atendimento às demandas industriais, como o regime aduaneiro especial de drawback, que isenta os insumos importados de produtos que serão exportados. Os negociadores do Mercosul fizeram concessões adicionais para chegarem a um consenso.

Indústria brasileira espera acordo implementado o mais rapido, como beneficio Brasil entrará na liga das grandes economias do comércio internacional. A CNI reconhece o empenho em prol do acordo dos ministérios das Relações Exteriores (MRE), da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), durante a rodada realizada na Argentina, paralelamente a 11ª Reunião Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Fonte: Agência Brasil e Portal da Industria

 

Entre em contato conosco.

 

Evelyn Amorim

Dpt. de Marketing e Comunicação

(11)2348 4400


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *